18 de abril de 2009

CARAÚBAS PODERÁ TER UM DISTRITO INDUSTRIAL.

Área onde poderá ser construído o distrito industrial de Caraúbas.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos milhares de municípios brasileiros é a falta de postos de trabalho, de geração de renda, e de perspectivas. Muitos deles, são meros reféns do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, uma das saídas que devém ser buscadas, diz respeito as parcerias público-privadas.

Em Caraúbas, o Secretário de Administração Dr. Canindé de Freitas, decidiu iniciar um projeto bastante audacioso. Na verdade, se trata de um dos maiores programas de desenvolvimento já observados no interior do estado. Recentemente, ele reuniu a imprensa, alguns secretários e os gestores do município, para apresentar a proposta, que pode simbolizar uma mudança de rumos em nossa economia.

O Programa de Desenvolvimento Econômico de Caraúbas (PRODEC), visa a estruturação de um Distrito Industrial, situado a cerca de 2 km da cidade, ao lado da RN-117. O espaço é realmente bastante favorável, uma vez que dispõe de malha viária, água, proximidade de energia, área verde e cerca de 44 hectares.

Secretário de Planejamento, Alfredo José; Prefeito Ademar Ferreira, Vice-Prefeito Alcivan Viana, Secretário de Administração, Dr. Canindé de Freitas e o Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Edson Morais.

Para viabilizar esse programa, foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico Municipal (CONDEM). Assim, a busca por parceiros tem sido intensa, como destacou Dr. Canindé. Os governos estadual e federal, o Banco do Brasil, o SEBRAE e a SENEL, já demonstraram interesse em articular ações afim de contribuirem da melhor forma possível.

A perspectiva é de que, futuramente, tenhamos um distrito industrial em nosso município. Na área já delimitada, encontra-se em fase de conclusão a Unidade de Beneficiamento de Pescado. Além disso, alguns empresários têm mantido contato, com o propósito de instalarem suas empresas por aqui. Segundo o secretário, as primeiras a se interessarem foram: uma de produção de cajuína; a de PVC, proveniente da cidade de Patos/PB; uma fábrica de sabão natural e outra de tijolos ecológicos.

A busca por parcerias tem sido frequente. De acordo com Canindé, essa é uma das chaves para buscar o desenvolvimento. "Muitos pensam que só a poder público pode gerar emprego, mas isso é errado. A iniciativa privada é responsável por grande parte dos postos de trabalho e, por isso, é importante buscar parcerias", afirmou Canindé, quando tivemos a oportunidade de visitar a área.



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES