17 de abril de 2009

CONFERÊNCIA TERRITORIAL A AQUICULTURA E PESCA EM CARAÚBAS

Autoridades de todo o estado comparecem ao evento.

Evento antecede o estadual e o nacional que serão desenvolvidos em Natal e em Brasília, respectivamente, ainda neste ano de 2009

Consolidar o desenvolvimento sustentável da aqüicultura e da pesca no sertão do Apodi e no Alto Oeste. Essa foi a temática do trabalho realizado ontem na Casa de Cultura Popular “Manuel do Violão”, em Caraúbas, durante a 1ª Conferência Territorial de Aquicultura e Pesca do sertão do Apodi e no Alto Oeste. O evento antecede outros dois, um estadual e outro nacional, envolvendo a mesma discussão, que serão desenvolvidos nas capitais do estado (Natal) e do país (Brasília), respectivamente, ainda neste ano de 2009.

Devido à grande importância do tema destacado na conferência, a mesma contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito municipal Ademar Ferreira, o chefe do escritório estadual da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), Ivanilson de Souza, o subsecretário da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Antonio Alberto Cortez, representante do Sebrae, Renato Augusto Gouveia, do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos, pescadores, aquicultores, agricultores e demais membros das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Após a abertura dos trabalhos ainda no período da manhã, os presentes debateram acerca da Política Territorial da Aqüicultura e Pesca desenvolvida em todas as esferas da administração. “A iniciativa da atual administração, com a parceria dos governos Federal e Estadual, através da Seap, busca gerar ocupação e renda utilizando uma das suas principais bases econômicas da região, que é a piscicultura, motivou todo este importante momento”, destacou o prefeito Ademar Ferreira.

O subsecretário de aqüicultura e pesca da Sape, Antonio Alberto Cortez destacou os investimentos que estão sendo direcionados pelo governo estadual para essas importantes áreas. Para ele, “a governadora Wilma de Faria está sempre pronta a ajudar nas reivindicações dos aquicultores e pescadores de todo o estado”.

Já o chefe do escritório estadual da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Ivanilson de Souza, enfatizou a importância da 1ª Conferência Territorial, bem como a história de lutas e atuais conquistas dos que vivem da aquicultura e da pesca no estado, principalmente depois dos elevados investimentos e do apoio que o Governo Federal tem dispensado nos últimos anos. Por sua vez, o secretário municipal de políticas de campo e meio ambiente, Edson Morais, ressaltou que “a realização da conferência é um reflexo das conquistas dos pescadores da região. Essa é uma luta de 4, 5 anos e agora nós estamos vendo os frutos de tanto trabalho”.

Evento segue
hoje em Caraúbas

Os debates da importante 1ª Conferência Territorial de Aquicultura e Pesca do sertão do Apodi e no Alto Oeste não se resumiram apenas ao dia de ontem em Caraúbas. Hoje, durante todo o dia e a tarde, s trabalhos terão continuidade na Casa de Cultura Popular “Manuel do Violão”.

Dentre outros temas a serem discutidos entre autoridades, pescadores, aquicultores, agricultores e demais membros das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, destacam-se a construção do Comitê de Acompanhamento Territorial do Sertão do Apodi e do Alto Oeste, e o lançamento da Incubadora de Cooperativismo da cooperativa de piscicultores do Território da Aqüicultura e Pesca do Sertão do Apodi.

Um dos objetivos do debate é estimular as mais variadas formas de políticas para o setor, num processo participativo que envolve pescadores, trabalhadores empresários, institutos de pesquisas e governos nas esferas municipal, estadual e federal, incorporando as particularidades regionais e a sustentabilidade social, econômica e ambiental.


Caraúbas, 16 de Abril de 2009
Assessoria de Comunicação e Marketing
DEPARTAMENTO DE CERIMONIAL
Contatos: 9969.1255/8716.8826/9999.1624/3337.2263

SEGUNDO JÁCOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES