6 de fevereiro de 2010

CONFIRA A 2ª PARTE DA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A CONSELHEIRA DO CONCIDADES.

Rosa de Fátima conversou com a nossa equipe.

Dando continuidade a entrevista concedida pela senhora Rosa de Fátima Soares de Souza, durante a 4ª ConferÊncia Municipal da Cidade de Caraúbas, estamos publicando a segunda parte. Lembrando que ela é Conselheira do Conselho Nacional das Cidades (CONCIDADES) e membro do Conselho Estadual das Cidades.


HotNews: E sobre a questão da mobilidade urbana. É possível trabalhar isso em nossa cidade?

Rosa de Fátima: A mobilidade urbana é algo bastante necessário, não só aqui, mas em todas as cidades. Caraúbas deve se adaptar à essa realidade. Investimentos em rampas, calçadas e espaços adequados para portadores de necessidades, podem e devem ser uma prioridade.


HotNews: Qual a importância do Plano Diretor, no tocante ao planejamento e a gestão territorial da zona urbana de Caraúbas?

Rosa de Fátima: O Plano Diretor é importante pois a sua implementação acarretará num crescimento ordenado, organizado e acima de tudo sustentável. Ele deve ser sério e elaborado com a participação da população. Assim, ele tem que ser organizado não apenas pelos técnicos da Prefeitura, mas por representantes de entidades e de todos os bairros. O caráter participativo do plano é fundamental para a sua execução.


HotNews: O que pode atrapalhar a elaboração e, posteriomente, a execução do Plano Diretor?

Rosa de Fátima: Muitas vezes, as decisões políticas acabam superando os critérios técnicos e isso pode comprometer bastante. Uma outra dificuldade é a burocracia, que se tornou um verdadeiro entrave, ao longo dos anos. Além disso, outro fato preocupante diz respeito a área da habitação e a apropriação ilegal dos terrenos públicos.


HotNews: Dona Rosa, abrimos espaço para que a senhora possa fazer as suas considerações finais.

Rosa de Fátima: Gostaria de agradecer a vocês do blog por terem me concedido esse espaço, para que eu pudesse esclarecer alguns pontos. Estou feliz em participar desta 4ª Conferência, aqui em Caraúbas. No RN, alguns municípios com menos de 20 mil habitantes já iniciaram o seu Plano Diretor. Espero que Caraúbas elabore o seu.



Por MAYKON OLIVEIRA, KAROL WOJTYLA E LEYSSON CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES