4 de fevereiro de 2010

EXCLUSIVO: REPRESENTANTE DO CONSELHO NACIONAL DAS CIDADES, CONCEDEU ENTREVISTA AO BLOG.

Conselheira Rosa de Fátima falou sobre vários pontos importantes.

No último sábado (30), em razão da 4ª Conferência Municipal da Cidade, quem esteve em Caraúbas foi a senhora Rosa de Fátima Soares de Souza. Ela, que é Conselheira do Conselho Nacional das Cidades (CONCIDADES) e membro do Conselho Estadual das Cidades, concedeu entrevista exclusiva ao nosso blog. Veja:

HotNews: Qual o papel do Conselho Nacional das Cidades?

Rosa de Fátima: Antes mesmo do ano de 2003, início do governo Lula, já existia o desejo de solucionar os problemas das cidades. A questão da moradia, do saneamento e a própria gestão, eram "pulverizados" nos ministérios. Assim, o CONCIDADES foi criado para estreitar os laços entre os municípios e o próprio governo federal, na tentativa de sanar as necessidades das populações.


HotNews: Na sua opinião, quais foram os maiores responsáveis pela criação do CONCIDADES?


Rosa de Fátima: O CONCIDADES só existe devido a união de vários fatores. Primeiro, destaco a luta do presidente Lula e a união de vários segmentos que compõem a sociedade brasileira. A proposta agregou empresários, trabalhadores, entre outros, em torno desta discussão. A própria criação do Ministério das Cidades, é uma prova disso.


HotNews: Qual a importância da realização de uma Conferência como esta,para a nossa cidade?


Rosa de Fátima: Sobre a questão das cidades, toda Conferência é importante, pois é uma oportunidade para que sejam discutidas questões inerentes à cidade. Esse encontro foi dividido em todos os níveis. Assim, partindo do conhecimento da realidade, é que são definidas políticas públicas voltadas para o progresso e melhoria das perspectivas de vida. Até agora, tivemos a informação de que mais de 100 municípios potiguares realizaram o seu encontro. Na ocasião, em cada uma delas foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual. Agora, é a vez de Caraúbas.


HotNews: Que áreas podem ser concebidas como prioritárias, na busca pelo desenvolvimento de uma cidade como Caraúbas?

Rosa de Fátima: Pelo que conheço de uma cidade com o porte de Caraúbas, considero a habitação, o transporte e o saneamento básico como prioridades. Certamente, neste espaço que é salutar, as discussões irão girar em torno dessas temáticas. Essa é a última Conferência que será realizada durante o governo Lula e, por essa razão, esperamos que o seu sucessor dê continuidade a realização de momentos como este, e as ações que estão sendo desenvolvidas.


HotNews: Caraúbas ainda não dispõe de um Conselho Municipal da Cidade. De que forma a senhora observa a criação desse organismo, em nossa cidade?


Rosa de Fátima: No Estado, poucos municípios têm o Conselho Municipal da Cidade. Caraúbas ainda não tem e, por essa razão, vejo como fundamental a criação de um, o mais rápido possível. Ele tem a finalidade de fiscalizar as ações desenvolvidas no âmbito da cidade, e pode ser consultivo e/ou de caráter deliberativo.


Nas próximas postagens, estaremos trazendo a segunda parte da entrevista exclusiva.


Por MAYKON OLIVEIRA, LEYSSON CARLOS E KAROL WOJTYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES