15 de setembro de 2009

SECRETÁRIO MUNICIPAL CONCLAMA POPULAÇÃO CARAUBENSE A DEFENDER PATRIMÔNIO MUNICIPAL.

Secretário Canindé de Freitas.


O Secretário Municipal de Planejamento, Canindé de Freitas, nos procurou na noite desta terça-feira (15), para falar a respeito de uma questão que é de interesse de todos os caraubenses, trata-se da preservação da planta "Caraúbas".

Informações repassadas pelo secretário, dão conta de que algumas "caraubeiras" estariam correndo o sério risco de serem derrubadas nas dependências da Maternidade Eliza Simões. No local existem cerca de 17 unidades da árvore que deu origem ao nome de nossa cidade.

Como é do conhecimento de todos, a maternidade de Caraúbas está totalmente deteriorada. Inclusive, atualmente pode-se observar que várias pessoas trabalham no local, com o intuito de retirar alguns materiais de construção.

Caraubeiras localizadas na Maternidade Eliza Simões.


Segundo informação extra-oficial, a antiga unidade hospitalar deverá ser totalmente desmatada para que possam ser construídos "lotes", que possam ser comercializados aos que desejem morar futuramente no local. A derrubada das "caraubeiras" seriam então algo inevitável.

Diante do quadro exposto acima, o Secretário Canindé conclama toda a população à lutar pela preservação desse patrimônio, "O interesse público deve prevalecer sobre o privado, portanto devemos lutar para que as "caraubeiras" não sejam derrubadas, pois elas fazem parte de nossa história, derrubar essas árvores é derrubar um pouco do nosso patrimônio", declarou o secretário.


SEGUNDO JÁCOME

8 comentários:

  1. Como em Caraúbas tudo é uma questão de modismos, quando derem cabo das caraúbas (o vocábulo 'caraubeira' inexiste), passa-se a chamar a cidade de "Sempre-verde" ou, mais modernisticamente, de "Nim" (atual 'must' do replantio "caraubês")

    ResponderExcluir
  2. SOBRE: Seu comentário estará visível depois de ser aprovado.
    - Isso é que é LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Assi
    Acretido muito na credibilidades duas suas criticas. Porem, vejo que esteja equivocado: primeiro, por ser impossivel um reporte fazer uma reportagem sem sitar o sentido conotativo ou usual em cada localidade, no caso caraubeira; segundo, segundo o site www.mdic.gov.br o nome cientifico eh Tabebuia caraiba. Sendo assim, termos usuais em Portugues sao usados de varias maneiras em diversas localidades: caraiba;carauba; caraubeira; carobeira; cinco folhas do campo; kira y; paratudo; pau d`arco do campo; tayi hu. Agora! NIMguem estah obrigado a chamar de caraubeiras. So jornalista comprometido com a compreensao do leitor.
    Parabens Segundo Jacome
    Dr Caninde de Freitas

    ResponderExcluir
  4. Creio que seja um pouco tarde para o senhor secretario tentar mobilizar a população. Tanto tempo ele teve e no entanto só quando o terreno foi comprado, decidido o que seria feito e com o começo das obras é que ele acordou para o problema... éééééééé secretario, espero que essa demora só tenha acontecido com as caraubeiras da antiga maternidade porque se não...

    ResponderExcluir
  5. Eu nao entendi o comentario do amigo Alyson. Se for omissao? nao foi minha, nao morava aqui na epoca. E porque vc nao lutou na epoca. Ja perdemos a maternidade, vc q foi omisso. Pq vc nao comprou e montou uma? Eh facil? Agora, garanto a voce, o que um pobre estundante, na epoca, morando distante, podia fazer com a maternidade? So agora, vivenciando outro problema, nao estou sendo omisso. Garanto a vc amigo. Preciso de vc, de suas cristicas e visao. Lhe convido, VENHA PARA LUTA DAS CARAUBEIRAS TAMBEM.
    Do seu amigo Dr Caninde de Freitas

    ResponderExcluir
  6. AH! e nao estah tarde nao, pois as caraubeiras estao vivas, ou vc esqueceu que nunca eh tarde para lutar.
    Dr Caninde de Freitas

    ResponderExcluir
  7. Um pobre falando de outro!!!!, a questão da maternidade não dependia de estudantes, mas sim do puder publico da época que como vc falou se omitiu para o problema.

    O que falei quanto a sua demora foi que as obras só começaram a pouco mas de 2 meses e a atual adm. esta ae a 8 meses, sei que é pouco mas foram 6 meses e ninguém falou nada.

    Infelizmente é tarde sim, o mundo mudou, e hoje já a tempo para tudo, e já não depende mais nem do puder publico ou da população definir o que será feito com as caraubeiras.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES