26 de abril de 2009

JOAQUIM BARBOSA: UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL?

Joaquim Barbosa

Na semana passada o Brasil inteiro ficou sabendo da discussão áspera entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, atual presidente do STF. Conheça a seguir um pouco da vida de Joaquim Barbosa.


Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.


Em junho de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o jurista Joaquim Benedito Barbosa Gomes, seu eleitor, ministro do Supremo Tribunal Federal. Quatro anos e três meses depois, em setembro último, o ministro colocou no banco dos réus os 40 mensaleiros, entre eles políticos que freqüentavam com assiduidade o gabinete de Lula e que agora respondem a processo criminal por terem montado um esquema de arrecadação ilegal de recursos com o propósito de comprar apoio político ao governo. Com seu relatório implacável, o ministro protagonizou uma das etapas mais significativas da consolidação da democracia no Brasil. Ao aplicar o rigor da lei contra os amigos do presidente, Joaquim Barbosa colocou em prática a teoria de que a lei é igual para todos, reafirmou a independência do Judiciário e assegurou a harmonia entre os poderes, condições essenciais a qualquer regime democrático.

Na última quarta-feira o ministro Joaquim Barbosa foi recebido com festa no Rio de Janeiro, milhares de pessoas têm se manifestado a favor de Joaquim. Como diria o jornalista Carlos Santos, “Barbosa é o cara”.

SEGUNDO JÁCOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES