30 de abril de 2009

COMITIVA VISITA O AÇUDE APANHA-PEIXE E ÁREAS CIRCUNVIZINHAS.

Comitiva do Prefeito conversando com populares.

Na tarde de ontem, tivemos a oportunidade de acompanhar uma comitiva de autoridades, que saiu de nossa cidade para visitar o açude Apanha-Peixe. Faziam parte do grupo, o prefeito Ademar Ferreira (PSB), o vereador Josean Amorim (PMDB) e os Secretários Municipais, Edson Morais (Políticas do Campo e Meio Ambiente) e Paulinho Amorim (Obras e Infra-Estrutura Urbana). Além deles, estiveram presentes alguns profissionais da imprensa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Maria Júnior e o empresário Ferreira Júnior.

A principal finalidade da visita foi observar a atual situação vivenciada pelos moradores de algumas localidades situadas no entorno do manancial. Com as últimas chuvas que caíram, sobretudo nas cabeceiras dos principais rios abastecedores, o nível da água aumentou rápido, e na última segunda-feira, ele transbordou.

Várias casas estão praticamente ilhadas, e grande parte das regiões de várzea estão submersas. De acordo com o senhor Leôncio Nogueira de Morais, cuja casa fica isolada durante o período das cheias, o principal problema é o risco que corre a parede de um canal, que serve para desviar as águas do rio Umari para o açude. Segundo o morador, existem alguns projetos que complementariam a estrutura do canal, deixando-o mais seguro. Porém, a recuperação ainda não aconteceu e, a cada inverno, sacos de areia são colocados para minimizar a problemática.

Numa conversa com o prefeito Ademar, o senhor Leôncio destacou que conhece de perto o problema. “Já faz mais de 60 anos que eu moro aqui e sei muito bem o que acontece. Depois que fizeram essa parede, a lagoa sempre sangrou, mas as cheias aumentaram. Quando ajeitarem essa parede desse canal, tudo vai melhorar para a gente”, destacou o morador.

Sangria do Açude Apanha-Peixe

Apesar de não apresentar grandes riscos, o dique do reservatório, que possui 1.374 metros de extensão, precisa de alguns reparos. Isso se deve a algumas ações erosivas e também devido aos formigueiros que surgiram no local. Ontem, a lâmina de água no sangradouro, que tem 88 metros, atingia alguns centímetros.


A região da comunidade de Apanha-Peixe encontra-se inserida na Bacia Hidrográfica Apodi-Mossoró, que é a segunda maior do estado com 14.276,00 Km². O açude Apanha-Peixe é de suma importância para o abastecimento dessa bacia, uma vez que ao transbordar, esse manancial que tem uma capacidade que supera os 10.000.000 m³, lança suas águas no Rio Apodi-Mossoró, sendo fundamental para a manutenção do regime desse curso fluvial.




Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES