13 de janeiro de 2009

EXPECTATIVA DE INVERNO REGULAR EM 2009

Segundo as últimas previsões realizadas pelos institutos competentes, aqui no estado do Rio Grande do Norte, as notícias são relativamente boas. Os resultados dos estudos apontam para uma expectativa de chuvas regulares, no semi-árido potiguar.

(Leito do rio Carnaubinha/Sabe-Muito, durante a estiagem)

Com o objetivo de chegar mais próximo da "exatidão", serão realizadas uma série de avaliações em Fortaleza/CE, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), numa espécie de trabalho em conjunto, envolvendo também, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

(Leito do rio Carnaubinha/Sabe-Muito, durante o período chuvoso)

As informações até aqui coletadas, convergem para a consolidação de um "inverno" regular em toda a faixa semi-árida do nosso estado, com índice pluviométrico atingindo os 600 mm, ou seja, dentro da média histórica. Na verdade, bem diferente do ano passado, pois em vários municípios potiguares as médias superaram os 1000 mm.


"Experiências"

Para muitos, as "experiências" são a melhor forma de saber se as chuvas virão ou não. Existem várias formas de "prever", mas, isso varia de acordo com cada pessoa.

Na semana passada, tivemos a oportunidade de conversar com o senhor Cirilo, que durante muitos anos viveu e trabalhou na zona rural do nosso município. Segundo ele, a "experiência" realizada foi muito boa. Na verdade, o que ele faz é observar as condições do tempo, nos 6 primeiros dias de cada ano. De acordo com o agricultor, cada um deles representa um mês do ano, ou seja, o 1º dia é janeiro, o segundo é fevereiro, e assim vai até junho.

Vamos conferir se essas "previsões" feitas pelo senhor Cirilo realmente serão válidas. Se considerarmos o que foi previsto para esse ano, pelos institutos e organismos de pesquisas, as "experiências" dele tem grande chance de estarem corretas, mais uma vez.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES