15 de janeiro de 2009

CARAÚBAS TERÁ FEIRA AGROECOLÓGICA

Todos nós sabemos que uma alimentação saudável é algo essencial. Contudo, em virtude do uso de agrotóxicos de maneira acentuada na produção, se torna muito difícil encontrar alimentos saudáveis. Mas, em Caraúbas/RN, essa dificuldade não existirá mais.

No próximo sábado (17/01) será a criada a feira agroecológica em nossa cidade. Na realidade, trata-se de uma idéia audaciosa e com vistas para o futuro, uma vez que já começa com um bom número de bancas (12 no total). Em cada uma delas serão comercializadas uma grande variedade de gêneros, dentre os quais destacamos: aves; carne de criação; poupas; diversos tipos de doce; castanha de caju; cosméticos a base de gêneros orgânicos; mel de abelha e de caju; hortaliças e frutas; ovos; queijo; entre outros.

(Cultivo orgânico de hortaliças - comunidade de Sombras Grandes)

De acordo com Sheyla Gurgel, Coordenadora da ATOS (Acessoria Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável), são 17 comunidades rurais de nosso município responsáveis pela produção. Além disso, são vários parceiros que ajudam a viabilizar as ações. Dentre uma das mais importantes, está a AAOEV (Associação Oeste Verde), que é apoiada pela Diaconia. No entanto, temos que destacar o belo papel da ATOS, que coordena o uso e aplicação dos recursos provenientes do projeto Dom Hélder. Já a prefeitura municipal também auxilia, entrando com a contrapartida.

(Casa para o beneficiamento do mel de abelha - Comunidade de Sombras Grandes)

A idéia é garantir uma produção de qualidade, longe de insumos que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Aliado a isso, existe o propósito de geração de renda e emprego, principalmente de maneira contínua. Segundo Sheyla, para isso são desenvolvidas várias ações para orientar os trabalhadores e, uma delas, é a Prática de Aprendizagem. Na verdade, se trata de um encontro mensal em que são discutidos novos meios, técnicas e estratégias de trabalho, para garantir a qualidade e a continuidade da produção.

Assim, as perspectivas são as melhores possíveis. A consolidação desse projeto pode significar, em um futuro próximo, a garantia de que os produtores possam gerenciar todas as etapas do processo produtivo e, consequentemente, poder ensinar às futuras gerações a darem continuidade ao trabalho desenvolvido.


Por MAYKON OLIVEIRA

Um comentário:

  1. É muito importante a realização desse tipo de evento, alem de dar oportunidade de comercialização aos produtos do “Agronegocio Familiar”, possibilita a compra de frutas, verduras, carnes, mel de abelha e muitos outros produtos de excelente qualidade.

    A população tem se conscientiza que o que está sendo vendido ali é nada mais nada menos que “SAÚDE”.

    Parabéns aos organizadores!!!!

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES