23 de fevereiro de 2010

RN PODERÁ TER NOVE DEPUTADOS FEDERAIS, JÁ EM 2011.

(Imagem: camara.gov.br)

Partindo do pressuposto de que devem ser redefinidos os quadros quantitativos de deputados federais em cada uma das Unidades da Federação, foi publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na quarta-feira (17), a minuta dessa resolução que vem gerando muita polêmica.

O texto, que foi publicado na página eletrônica do Tribunal, é resultado de um pedido da Assembléia Legislativa do Amazonas, que sugeriu a redistribuição das vagas no parlamento de forma mais pertinente ao número de eleitores. Com a medida, o Rio Grande do Norte ganharia mais um deputado federal. Já a Paraíba perderia dois parlamentares.

De acordo com a minuta, o número de representantes dos estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados se mantém em 513, assim distribuídos: São Paulo (70), Minas Gerais (55), Rio de Janeiro (44), Bahia (40), Rio Grande do Sul (30), Paraná (29), Pernambuco (24), Ceará (23), Pará (20), Maranhão (17), Santa Catarina (17), Goiás (16), Paraíba (10), Espírito Santo (10), Piauí (9), Alagoas (9), Rio Grande do Norte (9), Amazonas (9), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima, todos esses com apenas oito deputados cada um.

Amanhã a tarde, vários pontos serão discutidos em audiência pública, que acontecerá no auditório do TSE.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES