24 de março de 2009

LANÇAMENTO DO PSE, EM CARAÚBAS, É REALIZADO NA ESCOLA MARIA SÍLVIA.

Com o intuito de promover a saúde e a qualidade de vida nas escolas, os ministérios da Saúde e da Educação decidiram ivestir pesado, sobretudo nos municípios que apresentam um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Por essa razão, está sendo desenvolvido o Programa Saúde na Escola (PSE).

Na manhã de hoje, aconteceu o lançamento do PSE aqui no município de Caraúbas, na Escola Estadual Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Saúde, enfermeiro Giovani Nobre, o secretário do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto, o professor Ivanildo Fernandes, o vice-prefeito, Alcivan Viana, além de médicos e das equipes de saúde do bairro Leandro Bezerra.

Secretários Giovani Nobre e Ivanildo Fernandes participaram do lançamento do PSE, na manhã de hoje.

Segundo nos repassou Rugna Begna, que é Agente Comunitária de Saúde, as ações já vinham sendo planejadas. Algumas reuniões foram realizadas com o propóstito de definir metas de trabalho voltadas para os beneficiários do programa, em especial, os da localidade, que concentra o maior contingente populacional da cidade.

Também conversamos com o secretário Giovani Nobre, que nos repassou a abrangência do PSE em nosso município. De acordo com ela, cerca de 5.000 alunos da rede pública serão beneficiados ao longo do ano, tanto na zona urbana quanto na área rural. Segundo ele o programa é audacioso, uma vez que agrega inúmeras atividades, como: prevenir e promover a saúde, por meio de avaliações do estado nutricional; controle de cárie e manutenção da higiene bucal; acuidade visual e auditiva; além de outras formas de acompanhamento que garantam o bem estar e a saúde do aluno.

O Programa Saúde na Escola beneficiará cerca de 5.000 alunos, em nosso município.

Antes dos atendimentos, as equipes de saúde foram apresentadas em cada uma das turmas, e algumas informações foram repassadas às crianças. Numa das salas, os secretários Giovani e Ivanildo e a enfermeira Ruth, realizaram a entrega do material que será trabalhado na escola.

As equipes do PSE foram apresentadas em cada uma das turmas.

Logo em seguida, os alunos foram submetidos a pesagem e os profissionais efetuaram a medição da estatura dos mesmos. Além de receberem um kit de higiene, para ser usado de forma contínua.

Profissonal de saúde medindo a estatura dos alunos.


Secretários fazem a entrega dos kits.

Assim, ações como essas são de súma importância para todos. O ambiente escolar se torna mais agradável e os alunos mais saudáveis. As atividades na Escola Maria Sílvia serão realizadas em seus três turnos de funcionamento.

Parabéns para as equipes de saúde, os secretários municipais, a equipe gestora e pedagógica da Maria Sílvia, e de toda a comunidade escolar. Todos contribuíram de forma significativa, para que uma ação tão importante fosse desenvolvida.




Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES