11 de junho de 2009

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE DECRETA PANDEMIA NO MUNDO.


Mapa da gripe no Brasil

A OMS (Organização Mundial de Saúde), elevou nesta quinta-feira para o nível máximo o grau de alerta por causa da gripe suína, como é conhecida a gripe A (H1 N1), mas firmou que se trata de "uma pandemia moderada". A decisão de declarar a pandemia (epidemia generalizada) a primeia em 41 anos, foi tomada devido à abrangência mundial da doença, que ja atinge 74 países, e não a periculosidade do vírus.

A última pandemia ocorreu em 1968, quando um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo mundo. Em todo século XX, foram registradas três pandemias. O Anúncio desta quinta-feira, aguardado nos últimos dias, é a confirmação cientifica de que um novo vírus da gripe surgiu e rapidamente se espalhou pelo globo terrestre, mas não quer dizer que o vírus tornou mais perigoso.



População com máscaras para se protegerem do vírus

A diretoria da OMS descreveu o vírus como "moderador". Ela salientou que a maioria dos casos é leve e não prescisa de tratamento intensivo. Entretanto, existe o temos de que uma série de novas infecções possa lotar os hospitais, especialmente nos países mais pobres.

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superiores a 38°C, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579940.shtml.



Por KAROL WOJTYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES