8 de junho de 2009

MANTEGA ANUNCIA REDUÇÃO DE 9,6% NO PREÇO DO DIESEL A PARTIR DESTA TERÇA

FOTO: www.executivo.guarda.pt


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira (8) uma redução no preço médio do diesel de 9,6% na bomba já a partir desta terça-feira, mas confirmou também a manutenção do preço da gasolina para os consumidores finais.

Segundo Mantega, a gasolina terá redução de 4,5% no preço nas refinarias, enquanto que a queda do diesel será de 15%. Entretanto, no caso da gasolina, a redução de preço não será sentida pelo consumidor final devido a um aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) - tributo que está embutido nos combustíveis.

De acordo com o ministro, a redução no preço do diesel já considera o aumento na mistura de biodisel, de 3% para 4% em julho. Segundo Mantega, o aumento na Cide vai contribuir para um aumento de repasse para municípios e estados, que recebem uma parcela do imposto. O ministro não informou de quanto deve ser o aumento nos repasses.

“Portanto, a partir de amanhã [terça-feira] nós teremos o preço reduzido do diesel, que é um combustível importante para a economia brasileira, para o setor agrícola, que se movimenta com diesel, mesmo o transporte urbano, de modo que haja uma redução do preço, e redução de preço significa redução de custo e, portanto, uma redução da inflação. O preço da gasolina não se move. Fica igual”, declarou Mantega.

Mantega disse que a fórmula adotada para a gasolina é inversa à adotada pelo governo no ano passado. Em 2008, quando a gasolina teve reajuste de 10% no preço nas distribuidoras, o governo reduziu a Cide para manter o valor inalterado para o consumidor. "É mais uma medida anticrise", afirmou.


Extraido:http://g1.com



Por: RICHARLLES ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES