28 de fevereiro de 2010

EDUCADORES DEBATERAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DOS DIREITOS SOCIAIS.

A professora Jomara Dantas, ao lado dos debatedores e do professor Vicente de Paula.

No âmbito dos debates acerca dos "Direitos Sociais e Educação: A Constituição Cidadã", os integrantes da Mesa procuraram enfatizar inúmeras questões, sobretudo aquelas que ajudam e os entraves que acabam atrapalhando o desenvolvimento de dadas ações.

Os professores Marcos Roberto e Ivanildo Fernandes, seguiram praticamente a mesma linha de raciocínio. "Marquinhos" fez um comentário geral a respeito da democratização da educação no país, destacando os seus avanços e a importância da gratuidade do ensino no Brasil. Enquanto isso, Ivanildo corroborou com tal concepção, destacando que muito ainda precisa ser feito, para que a educação seja, de fato, um direito social para todos os brasileiros.

Marcos Roberto destacou a democratização do ensino no país.

De forma bem humorada, o Dr. Joanilson de Paula Rêgo fez vários comentários acerca do cumprimento efetivo dos direitos básicos do cidadão. Além disso, também denunciou algumas ações que podem ser maléficas dentro do processo ensino-aprendizagem, citando como exemplo, as interferências políticas. Contudo, sempre destacava a necessidade de lutar para reverter essa realidade. "É preciso desenvolver, em cada um de nós, uma habilidade, uma espécie de capacidade para enfrentar os desafios. Isso tem que surgir com uma base, que é construída ao longo de nossa vida", afirmou.

Dr. Joanilson abordou várias temáticas, em sua explanação.

Já no final das explanações, o Dr. Joanilson citou uma frase que muito se identifica com todos os educadores, ou até mesmo, com os futuros pedagogos e pedagogas da UVA e da CEESTNE. "O professor ensina, mas o mestre ensina e aprende com os seus alunos", concluiu.


Nota do Blog: Em nome de toda a equipe que faz parte deste blog, agradeço a professora Jomara Dantas pelo convite enviado, e por ter realizado um evento grandioso como este. É importante observar que muitos tem o interesse, o desejo de discutir temas que são importantes para o nosso povo, porém, muitas vezes não há oportunidade. Na manhã deste sábado (27), as discussões foram de grande valia e certamente ficarão na memória de todos os que promoveram, participaram, enfim, vivenciaram tamanhas demonstrações de conhecimento. Parabéns a todos os que fazem o Pólo da UVA no município de Caraúbas/RN.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES