Com o intuito de conter o processo de favelização, o governo do Rio de Janeiro tomou uma medida bastante curiosa. Na verdade, estão sendo construídos muros de concreto para coibir a expansão de favelas na "cidade maravilhosa".
Segundo informações, a construção foi iniciada em duas favelas na região sul do Rio de Janeiro. Uma delas é o Morro Dona Marta, área que se tornou conhecida em novembro passado, após uma ocupação realizada pela polícia, como forma de combate a violência e ao tráfico.
Para alguns, a medida tem caráter ambientalista, pois evitará que algumas poucas áreas verdes ainda restantes, sejam devastadas. No entanto, especialistas afirmam que a idéia é considerada como discriminatória, pois visa separar a população que vive nas favelas daquela que reside nas áreas mais nobres.
A previsão é de que até o final do ano, o governo do Rio de Janeiro construa quase 11 quilômetros de muro para conter 19 comunidades. O montante investido será de aproximadamente R$ 40 milhões, e cerca de 550 casas deverão ser realocadas.
Por MAYKON OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário