24 de janeiro de 2009

CARAÚBAS RECEBERÁ INVESTIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE OLEAGINOSAS

Mamona, cuja semente pode ser beneficiada.

No último dia 16 desse mês, a governadora Vilma de Faria formalizou mais uma grande parceria para o nosso estado. Ela confirmou, na sede Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN),
que o governo japonês será o mais novo parceiro do RN, no Programa Estadual de Agroenergia (PROAGE).

Na realidade, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) é a grande responsável pela consolidação da parceria. O propósito da mesma é o incentivo à produção de oleaginosas na Mesorregião Oeste Potiguar, principalmente para o beneficiamento e produção de biocombustível. Na oportunidade, serão investidos mais de R$ 7.000.000,00, com o apoio do governo à produção e a garantia de compra pela Petrobrás.

Sementes da mamona

O caráter familiar do projeto faz com que ele ganhe uma importância enorme, pois estará gerando emprego e renda para muitas famílias. O montante a ser ivestido em solo potiguar, permitirá a construção e implantação de quatro unidades de beneficiamento de oleaginosas como a mamona e o girassol. Elas serão distribuídas da seguinte forma:

Lucrécia
(que atenderá os agricultores familiares de Francisco Gomes, Almino Afonso, Umarizal, Patu, Messias Targino, Olho D’água dos Borges, Martins, Serrinha dos Pintos e Rafael Godeiro);

Alexandria
(atendendo a produção de Tenente Ananias, Marcelino Vieira, José da Penha e João Dias);

Pau dos Ferros
(beneficiando São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, São Miguel, Encanto e Francisco Dantas);

Apodi
(que servirá de pólo para a produção de Severiano Melo, Felipe Guerra e Caraúbas).

Ainda não se sabe quanto o município de Caraúbas vai receber em termos de investimentos, mas, as expectativas são boas. O que há de mais engraçado nisso tudo é que mais uma vez não fomos contemplados com uma obra, no caso, o pólo de beneficiamento de oleaginosas. Mas, é assim mesmo, já perdemos tanta coisa que já está ficando "sem graça".



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES