23 de janeiro de 2009

COMUNIDADES CARAUBENSES SÃO EXEMPLOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Naelson Medeiros (Presidente da Associação de Sombras Grandes e Milagres) e o Doutor Reginaldo Nobre.

Distante pouco mais de 20 km da zona urbana do município de Caraúbas/RN, as comunidades de Sombra Grandes e Milagres tornaram-se referência no que diz respeito à prática do que denominamos de Desenvolvimento Sustentável, sobretudo pelas ações realizadas pelos moradores nos últimos anos.

O fato de ser uma área ocupada pela caatinga, fez com que durante muitos anos uma das principais atividades econômicas da região fosse o extrativismo, principalmente voltado para a obtenção da lenha que abastecia os fornos da cal e as padarias de cidades circunvizinhas. Contudo, o desenvolvimento de projetos e um conjunto de parcerias com os governos municipal, estadual e federal, além do trabalho desenvolvidos por ONG’s, sindicatos e pelos próprios moradores, tal quadro vem sendo, gradativamente, revertido.

O trabalho em conjunto dos moradores que fazem parte das comunidades rurais de Sombras Grandes e Milagres já rendeu muitos e excelentes frutos, que sem dúvidas, trouxeram benefícios a todos.

Plantio totalmente orgânico.

Durante os últimos anos, inúmeros projetos foram desenvolvidos e trouxeram consigo a reversão de um quadro, as mudanças numa realidade que poucos acreditavam que pudesse ser revertida. Juntos, eles conseguiram o programa Luz para Todos, do Governo Federal, poços para a obtenção de água, financiamento para a construção de uma sede própria para a associação, além da compra de um pequeno terreno com 16 hectares. Outra realização importante foi à construção da “Casa do Mel”, que é de suma importância à prática da apicultura, além da compra de um veículo D-20, para o translado das pessoas e para o escoamento da produção.

Tubulações para a construção de uma adutora.

Outro fato que só veio a ratificar o sucesso dos projetos, foi às filmagens realizadas pela produção do programa Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão. Além disso, num dos comerciais da Petrobrás, imagens de projetos e ações apoiadas pela estatal também foram exibidas, em rede nacional e isso foi de muito orgulho a todos nós.

Plantio coletivo e orgânico, realizado pelos moradores.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES