26 de outubro de 2013

VEREADORES DEFENDEM REALIZAÇÃO DE VESTIBULAR E PERMANÊNCIA DE CURSOS DA UERN EM CARAÚBAS



Um dos principais assuntos debatidos na tarde de ontem (25) na 13ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo na Câmara Municipal de Vereadores, foi a notícia de que a UERN deixará de ofertar vagas no Vestibular para Caraúbas/RN.

Recentemente, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou por 18 votos a favor, nenhum contra e três abstenções, a suspensão da oferta de vagas iniciais do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014 para os 11 Núcleos Avançados de Educação Superior. O de Caraúbas é um deles, mesmo tendo uma boa procura pelos cursos de Graduação, bons índices de conclusão de curso e bons resultados nos últimos concursos públicos.

Preocupados com a situação e com mais uma (provável) perda para o nosso município, os parlamentares da oposição e da situação decidiram se unir para tentar evitar o fechamento do NAESC. Foi sugerida a realização de uma Audiência Pública e a população foi convocada a ingressar nessa luta.


Por MAYKON OLIVEIRA

3 comentários:

  1. Os núcleos avançados não podem acabar assim de uma hora para outra ,nós universitários precisamos fazer alguma coisa,seja ela nas redes sociais ou nas ruas,nós do núcleo de alexandria estamos fazendo um abaixo-assinado.

    ResponderExcluir
  2. Tem sido muito injusta a postura dos municípios a respeito desse assunto! nenhum deles tem um projeto de fortalecimento para os núcleos, nenhum deles apoiou ou busca apoiar a UERN quanto a questões como o descontingenciamento ou mesmo outras "batalhas" que a UERN vem travando sozinha com o Governo do estado para garantir a formação de qualidade. Na verdade, muitos desses núcleos não apresentam a mínima condição de funcionamento, sem bibliotecas, laboratórios, recursos técnicos ou administrativos... Não vejo a atitude do Reitor como certa ou errada, mas sim como necessária se realmente queremos garantir o padrão de qualidade ofertada na formação UERN. Como recém graduado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sempre vou defender a formação com a qualidade que me foi ofertada, como eleitor de Pedro Fernandes tenho a certeza de que essa qualidade será sempre posta em primeiro lugar nas suas decisões! ...

    ResponderExcluir
  3. Será que não há contradição nessa decisão? Será mesmo justo que o Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) deve "pagar" pelo descaso dos demais Núcleos? O então Reitor Walter Fonseca e o seu sucessor, Milton Marques, acreditaram na ideia e os resultados tem sido positivos. Vejam a quantidade de Graduados do NAESC que foram aprovados nos últimos concursos públicos. Observem que recentemente o NAESC foi agraciado com mais um Curso de Graduação: Bacharelado em Administração. Sempre foi elogiado por todos, inclusive pelo Professor Pedro Fernandes, quando esteve aqui em busca de votos para viabilizar sua candidatura à Reitoria. Os municípios realmente falham ao não dar o respaldo necessário. Em se tratando de Caraúbas, alguns pontos realmente ainda deixam a desejar. Mas, certamente isso não tem comprometido a formação dos nosso profissionais. Falo isso com propriedade, pois fui aluno do Campus Central e do Núcleo de Caraúbas. Felizmente, optei por concluir minha Graduação no NAESC e me orgulho disso. Fui aprovado em 1º lugar no Concurso para professor do Estado, mesmo estudando na época o 5º Período. Esse é só um exemplo. Na minha turma 12 fizeram o concurso, 11 foram aprovados e 6 em primeiro lugar. A qualidade deve ser mostrada nos resultados e e apoiado nesses resultados que sou contra o fechamento do NAESC.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES