22 de outubro de 2013

RECONHECIMENTO: EMPREENDEDORES CARAUBENSES SERÃO HOMENAGEADOS



 

Nesta quarta-feira, dia 23, uma comitiva oficial à frente o prefeito Ademar Ferreira da Silva (PMDB) e o vice-prefeito Ivanildo Gomes Fernandes (PT), irá à Natal entregar uma Placa/Relato com todos os familiares da árvores genealógica dos empresários caraubenses Nevaldo/Flávio Rocha.

O evento simples, será uma forma de reconhecimento e valorização dos ilustres filhos da terra que hoje brilham no cenário empresarial nacional, com repercussão internacional, através do Grupo empresarial Guararapes/Riachuelo.
  
Está previsto acontecer na sede da Indústria de Confecções Guararapes, na parte da manhã. Comporão a comitiva além do prefeito Ademar Ferreira, do vice-prefeito Ivanildo Gomes Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ailton Praxedes, o Secretário Municipal de Governo Gilvandro Fernandes  Jácome e os empresários caraubenses, também com destaque nacional Ademos Ferreira a Silva  e o seu filho Ademos Ferreira Júnior (Ferreirinha). 

Clique no link abaixo e saiba mais.


 Por MAYKON OLIVEIRA


A história de uma das maiores empresas do Grupo Guararapes, a Riachuelo começa no final dos anos 30, quando Nevaldo Rocha, pai de Flávio Rocha, veio de Caraúbas para Natal.

Nos anos 40 ele abriu sua primeira loja de roupas, chamada A Capital. Junto com o irmão ele implantou uma pequena confecção em recife, a Guararapes. Anos depois a fábrica mudou para Natal e foram construídas novas fábricas em Fortaleza e Mossoró. Até que em 1979 Nevaldo Rocha comprou a cadeia de lojas Riachuelo, que passou a fazer parte o Grupo Guararapes.

Hoje a Riachuelo está colocando em prática seu mais ousado plano de expansão. O grupo fechou 2012 com 170 lojas e quer chegar às 210 até o fim de 2013. São mais lojas do que já foram construídas em 66 anos de empresa.

A expansão é fruto da demanda, que tem proporcionado o bom momento do varejo no Brasil, principalmente do varejo de moda. Com o aumento do poder de compra, o brasileiro nunca consumiu tanta roupa como agora.

“O varejo é uma ilha de prosperidade no Brasil, é o que está puxando o crescimento”, costuma falar Flávio Rocha. 

No ano passado o varejo cresceu 8 vezes mais que o PIB. A projeção daqui pra frente é que esse quadro continue. É o setor que mais emprega e que mais anuncia”, se orgulha Flávio Rocha, que é também presidente do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo.

O processo de expansão é acompanhado de perto pelo fundador do grupo, Nevaldo Rocha, que vive em Natal. A diretoria da Riachuelo viaja semanalmente à capital potiguar para se reunir com seu Nevaldo e ele viaja constantemente com o grupo para supervisionar de perto as novas lojas. Nenhuma decisão é tomada sem ele, pelo contrário, é o patriarca quem orienta a maioria dos negócios.

Quando o Grupo Guararapes iniciou as pesquisas para a construção do shopping Midway Mall, foram contratados três estudos de mercado.

O mais otimista deles dizia que Natal comportava um novo shopping de 20 mil metros quadrados de área bruta de lojas. Seu Nevaldo ignorou completamente os estudos e disse que o shopping iria ocupar todo o terreno, e que seriam 70 mil metros quadrados de lojas.

“Perdi muitas noites de sono pensando que estávamos construindo um elefante branco. O que eu não contava era com a capacidade do mercado natalense e a generosidade do consumidor natalense que abraçou o shopping de uma maneira incrível”, relembra Flávio Rocha.

Ignorar as previsões sobre a capacidade do mercado consumidor natalense é o passatempo preferido da família Rocha. Novas estatísticas davam conta de que a cidade também não comportaria um teatro com as dimensões do Teatro Riachuelo. Mais uma vez as previsões foram deixadas de lado e o resultado foi um novo sucesso.

TEXTO: JORNALISTA CHICO COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES