26 de outubro de 2013

GRUPO APOIAR DESENVOLVEU PROGRAMAÇÃO DENTRO DA CAMPANHA "OUTUBRO ROSA"

 
 Ação de conscientização foi realizada na Praça Reinaldo Pimenta.

O Grupo Apoiar, visando orientar a sociedade caraubense acerca dos riscos e da necessidade de prevenir o câncer de mama,  realizou uma importante mobilização na cidade de Caraúbas/RN.

Uma ação de conscientização aconteceu na tarde/noite desta sexta-feira (25), na Praça Reinaldo Pimenta.Os trabalhos foram realizados dentro da programação do Outubro Rosa e contaram com a participação de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

TEXTO E FOTOS - GIDEL DE MORAIS (ICÉM CARAÚBAS)

Outubro é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. A campanha “Outubro Rosa” incentiva o autoexame e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. O Grupo Apoiar da cidade de Caraúbas/RN realizou na tarde desta sexta-feira (25), no centro da cidade uma movimentação de incentivo e conscientização das mulheres caraubenses.

O evento ocorreu na praça Reinaldo Pimenta, e reuniu várias mulheres, entre enfermeiras, médica que estavam ali orientando sobre a prevenção do câncer de mama e várias mulheres que ali estavam atentas as explicações. 

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, a estimativa até o fim deste ano é de que quase 53 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres no Brasil. Por causa da seriedade o assunto está sendo tratando também na novela "Amor à Vida" da Rede Globo. O drama da personagem Silvia, interpretada pela atriz Carol Castro, mostra bem a realidade de algumas mulheres.

A enfermeira Ruth Eloah explanou algumas formas de prevenção como: Orientação/Informação; Quando e onde fazer a prevenção; Como fazer o autoexame da mama; Entrega de folder informativo; E como também aconteceu sorteios de camisetas.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

A assistente social Sônia Maria que está a frente do movimento ressaltou sobre a importância do câncer de mama, pois, é a 2ª causa de mortes em mulheres. 

A doença não tem idade para aparecer e não atinge apenas quem tem casos na família. Continua sim mais presente nas mulheres acima dos 50 anos, mas um dado positivo é a queda da mortalidade com o passar do tempo por conta do exame precoce. Por isso, os cuidados são primordiais para a vida. “Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos, já as de 40 a 49 anos devem fazer o exame clínico anualmente. E as mulheres que tem histórico familiar, devem fazer a prevenção com o exame clínico, primeiramente, e a mamografia anualmente.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES