Após divulgar a existência de sete (07) casos importados e confirmados de Malária em nossa região, a II Unidade Regional de Saúde (URSAP), emitiu uma nota comunicando sobre os principais sintomas e as maneiras para prevenir a doença.
Sintomas
Os principais sintomas da Malária são, variação brusca de temperatura, calafrios e taquicardia, febre alta e dores de cabeça. Além deles, podem ser incluídos dores nas articulações, vômitos, convulsões e coma. Não existe vacina contra a doença, que em determinados casos pode levar o indivíduo à morte, quando não tratado devidamente.
Prevenção
A prevenção contra a Malária se dá através de cuidados individuais - uso de mosquiteiros com ou sem inseticidas, repelentes, roupas protetoras, telas em portas e janelas, etc - , como de coletiva, que visam um controle de maior abrangência - eliminação dos criadouros, aterros, controle da vegetação aquática, drenagem de pequenas obras de saneamento, melhorias das moradias e uso racional da terra.
É importante destacar que um dos casos registrados é no município de Caraúbas. Portanto, é de grande importância estar atento às medidas de caráter preventivo.
Por MAYKON OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário