14 de dezembro de 2009

"CARAÚBAS TEM UMA PERSPECTIVA PARA AVANÇAR", DISSE A COORDENADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO RN.

No último final de semana, tivemos a oportunidade de conversar com as professoras Raimunda Freire e Ednaide de Souza Rêgo. Elas estiveram em nossa cidade participando do II Fórum Regional de Educação do Campo. O diálogo foi muito proveitoso, uma vez que várias questões foram abordadas.

A princípio, a professora Ednaide, que é Coordenadora de Educação do Campo no Estado do Rio Grande do Norte, fez um breve relato acerca das dificuldades enfrentadas e da luta que vem sendo travada desde o ano de 2003, quando as questões pertinentes começaram a ser discutidas. Também destacou o Seminário realizado em abril de 2005, quando foram elaboradas as propostas e colocadas num documento denominado "Carta do Rio Grande do Norte". Além disso, falou sobre a formação de um Comitê Gestor, que contou com o total respaldo da Secretaria Estadual de Educação.

A professora Ednaide é Coordenadora de Educação do Campo no Estado do Rio Grande do Norte

Ela fez questão de ressaltar a importância da realização do II Fórum Regional de Educação do Campo. "A realização de um Fórum como esse, tem que partir das necessidades das pessoas que vivem nesse local. Por isso, definimos que as políticas públicas precisavam ser discutidas no Sertão do Apodi. Esse entendimento consolidou a realização desse importante evento. Assim, a idéia é que essa nova perspectiva transforme a escola num centro de referência para a sustentabilidade, nas comunidades rurais" , disse.

A professora "Mundinha" Freire, que comanda a 13ª Diretoria Regional de Educação (Apodi), corroborou com a professora Ednaide. "Compreendemos que os professores possuem um entendimento teórico e, os agricultores, o conhecimento na prática. A escola deve ser essa ponte para mudar a realidade. Por isso, as discussões devem ter prosseguimento. Muitos discutem a Educação do Campo, mas não querem estar no campo fazendo isso na prática", destacou.

A professora "Mundinha" Freire, que comanda a 13ª Diretoria Regional de Educação (Apodi)

Sobre o Fórum realizado em Caraúbas, a professora Ednaide não poupou elogios a todos os parceiros envolvidos e enfatizou que o município está no caminho certo. "Caraúbas tem uma perspectiva para avançar, pois os gestores de todos os segmentos estão engajados nessa luta em prol da Educação do Campo. Essa é a maior avaliação que faço a respeito do Fórum. Esse é um sinal de avanço", finalizou a professora.



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES