3 de março de 2009

COMO FUNCIONARÁ A UNIDADE DE PESCADO?

Exemplo de um dos setores, da unidade de beneficiamento de pescado.(Ilustração)

Como já sabemos, o município de Caraúbas foi contemplado com a instalação de uma unidade para beneficiamento de pescado. Após concluída, a perspectiva de geração de empregos é bastante grande, tanto aqui quanto em outros municípios da região, em virtude da produção, que já começará em um bom ritmo.

De acordo com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), a unidade terá capacidade de abate de cinco toneladas de pescado por dia, e contará também com uma fábrica de gelo, câmara frigorífica, lavador de pescado com esteira e outros equipamentos usados no processamento do peixe.

Os equipamentos possibilitarão a limpeza e conservação adequada do pescado, além de viabilizar também a filetagem e a elaboração de embutidos, agregando renda aos pescadores. O governo do Estado, além de já ter contribuído com recursos para o suporte da obra, irá colaborar com o monitoramento da produção pesqueira e aqüícola e com o levantamento de dados estatísticos, em parceria com a UFERSA – (Universidade Federal da Região do Semi-Árido e CEFET (Centro Federal de Ensino Técnico).

Serão 500 gaiolas na região do Médio Oeste e no Assentamento 8 de março, em Caraúbas, será viabilizado um criatório-modelo de peixes em tanques escavados, com expansão para os 11 municípios do projeto, via UFERSA e CEFET.

A produção inicial para Caraúbas é de aproximadamente 3 toneladas de pescado, especialmente o peixe , da espécie tilápia do Nilo.O gerenciamento de todo este processo da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas e região, é em forma de cooperativa que viabilizará também o escoamento de toda a produção.


Colaboração: Equipe de Assessoria e marketing da PMC (Chico Costa e Vivênio Jácome)



Por MAYKON OLIVEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES