27 de janeiro de 2009

DESERTIFICAÇÃO AVANÇA NO TERRITÓRIO POTIGUAR.

A desertificação se revela no desgaste dos solos, dos recursos hídricos, da chamada biodiversidade, por conseguinte, da própria qualidade de vida e manifesta-se, sobretudo, nas regiões áridas e semi-áridas. Na ocorrência do processo de desertificação, constata se a existência de uma expressiva concentração de pobreza e miséria.

Aspectos da região semi-árida, na zona rural de Caraúbas/RN.


Estima-se que 50% do território do semi-árido encontra-se em processo de degradação, sendo aproximadamente 30% em estado moderado; 10% em estado grave; e 10% em estado de degradação extrema. Atualmente no Brasil, perde-se por ano, mais de 1% da área da caatinga.

O conjunto das ASD (áreas sujeitas à desertificação) no Rio Grande do Norte compreende 159 municípios, dos 167 existentes (95,21%). Abriga um contingente de 2.680.347 habitantes, dos quais 73,91% residem em espaços urbanos e 26,08% são moradores rurais. A parcela mais significativa das ASD está inserida no semi-árido e representa 48.706,01 km². Deste total, 2.792,418 km² apresentam um nível de degradação muito intenso.

São áreas bastante atingidas: o Vale do Açu, em virtude da indústria ceramista; o Seridó, devido às cerâmicas e a retirada desordenada da lenha para servir como combustível; e partes da região Oeste do estado, cuja lenha ainda é uma das principais fontes de energia, sobretudo, para as padarias.

Extração da lenha, em nosso município.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES