29 de janeiro de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA DAS NECESSIDADES DO MUNDO ATUAL.

A Educação Ambiental é um processo contínuo e bastante importante que visa possibilitar a conscientização da população, mediante o conhecimento, a reflexão crítica sobre as questões ambientais e a participação efetiva, coletiva ou individual, que possibilite a conservação dos nossos recursos naturais e que se possam tomar os devidos cuidados para proteger o meio ambiente.

Delegadas da Conferência do Meio Ambiente, da Escola Estadual Antônio Carlos. (Foto: Adeíldo Rodrigues)


Embora a enfatizada, quando foi promulgada a Constituição Federal, em 1988, a educação que tem por fim o uso racional do meio ambiente, em todos os níveis de ensino pela, até o presente observa-se que nem todos os professores se sentem preparados para assumir, com segurança, este compromisso. Neste sentido, torna-se notável a importância de se promover atividades realmente eficazes e que propiciem as pessoas, condições para que possam exercer plenamente os seus direitos e cumprir com os seus deveres, sobretudo, no que tange as questões ambientais.

Alunos do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Conferência do Meio Ambiente.


Atualmente, muito se discute os problemas e impactos existentes nos variados biomas e ecossistemas do nosso planeta. Diante disso, faz-se necessário a abertura de um amplo campo de discussões a respeito. Esse campo de debates pode ser aberto a partir do que denominamos de Educação Ambiental. Contudo, cabe aqui ressaltar que ela não está restrita, apenas, as instituições de ensino, mas, antes de tudo, corresponde a uma importante forma de exercemos nossa cidadania, principalmente no que se refere ao meio ambiente.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES