26 de janeiro de 2009

MAIOR RIO DO MUNICÍPIO TEVE SUA PRIMEIRA “CHEIA”

Leito do rio Carnaubinha/Sabe-Muito.

Nos últimos dias, uma grande quantidade de chuvas caiu sobre o município de Caraúbas/RN. Em muitos locais, os índices acumulados já ultrapassam os 120 mm e estão bem acima da média do mês de janeiro. Na tarde de ontem (25/01), tivemos a oportunidade de observar uma propriedade na zona rural e pudemos constatar isso.

Em virtude da regularidade do inverno do ano passado, muitos açudes ainda possuem uma boa quantidade de água. Isso fez com que alguns deles transbordassem, já nesse mês. Tal fato contribuiu para que o maior rio do município, o Carnaubinha/Sabe-Muito, tivesse a sua primeira “cheia” do ano, ainda na tarde de sábado (24/01).

Pequena barragem do sítio Carnaubinha, que transbordou com as chuvas.


Segundo o senhor José de Alencar, que tem uma propriedade no sítio Carnaubinha, já faz certo tempo que o manancial não tem uma cheia tão grande, no mês de janeiro. Além disso, outro dado curioso que ele nos repassou é o fato de que as águas que abastecem o manancial são oriundas das sangrias de alguns pequenos açudes, que já começaram a transbordar. Segundo ele, as águas de “enxurradas” são sujas, barrentas e provenientes dos córregos, ao contrário do que acontece no momento.

Águas que escoam ao longo do curso do rio.

O rio Carnaubinha/Sabe-Muito deságua no açude Apanha-Peixe, sendo um dos seus principais “abastecedores”. Contudo, as águas ainda estão longe de chegar naquele grande manancial.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES