29 de janeiro de 2009

ONG DESENVOLVE EXCELENTE TRABALHO EM CARAÚBAS E REGIÃO.

O Semi-Árido nordestino é o mais chuvoso e, também, o mais populoso do planeta. Em média, caem cerca de 150 bilhões de m³ de água por ano sobre essa área, mas, em virtude de uma infra-estrutura precária, só temos a capacidade de armazenar 36 bilhões, os quais são submetidos a um acentuado processo de evaporação. Isso acaba por comprometer a qualidade de vida das famílias agricultoras nos pequenos municípios e, em Caraúbas/RN, tal situação não é diferente.

Uso da "bica", para obtenção da água durante o período chuvoso.


Fragilizados pelas secas periódicas, pela falta de investimentos e pelo paternalismo dos grupos políticos dominantes, a reversão desse quadro tornou-se mais que uma necessidade. Com isso, entra em cena o trabalho de ONG’s, que acabam desempenhando um excelente papel.

Na realidade, uma das que mais se destacam em Caraúbas e região é a Diaconia. Ela é uma Organização Não Governamental, criada no ano de 1967, sendo formada por Igrejas cristãs. O principal propósito dessa organização é a busca pela valorização dos princípios de solidariedade, adquirindo um caráter educativo e mobilizador, em suas ações.

Programa de construção de cisternas de placas.


Os trabalhos da Diaconia possuem um público direcionado. Na maioria dos casos, as populações de comunidades rurais que apresentem carência é que são beneficiadas diretamente pelas ações. Na verdade, são famílias agricultoras que vivem nas chamadas “comunidades tradicionais” em que a agricultura familiar constitui a principal fonte à obtenção de renda.

Dessa forma, é através de projetos de assistência técnica, constituição de fundos solidários, financiamentos de obras (como cisternas, poços, etc.) apoio a pequenos projetos para famílias pobres, que um quadro desfavorável pode ser revertido. Contudo, temos que ressaltar que esse não é papel exclusivo de ONG’s, mas, o poder público tem (muita) responsabilidade. Para isso, é necessário que atente para a adoção de políticas menos assistencialistas e de caráter mais efetivo.

Comunidade que foi beneficiada pelo Programa de Cisternas, em Caraúbas/RN.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES