25 de janeiro de 2009

INVERNO VAI SER NORMAL NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR

Foi realizada nos dias 19 e 20 de janeiro de 2009, em Fortaleza - CE, a III Reunião de Análise Climática para o Semi-árido da Região Nordeste. Meteorologistas, pesquisadores e técnicos dos Estados nordestinos, bem como, do CPTEC/INPE, INMET, UK-METOFFICE, IRI, IRD, Universidades e Institutos de Pesquisa, para a elaboração do prognóstico climático para a estação chuvosa do semi-árido nordestino e norte da Região Nordeste do Brasil, com ênfase no trimestre: fevereiro, março e abril.

No trimestre, os menores valores de chuvas, próximos de 300 mm, concentram-se na Mesorregião do Agreste, enquanto que no Leste as chuvas neste período chegam a atingir em média 470mm. Na Mesorregião Central o valor acumulado é de 403mm e no Oeste os valores chegam a 490mm. Os maiores valores acumulados neste período normalmente são observados na região do Alto Oeste, nos municípios de Martins e Portalegre.


Prognóstico

A previsão consensual dos técnicos presentes indica probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos sazonais nas categorias acima da normal (35%) e normal (40%), e de abaixo da normal (25%) para o trimestre fevereiro a abril sobre a porção semi-árida do norte do Nordeste como um todo, com a ressalva de que há incertezas associadas à resposta da atmosfera à evolução da temperatura da superfície do mar (TSM) no Oceano Atlântico, ao longo da estação.

Publicação extraída de http://www.emparn.rn.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES