13 de julho de 2009

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, COMPLETA 19 ANOS.

Concebido como o principal mecanismo para a garantia dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes em todos os municípios brasileiros, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 19 anos hoje. Apesar de alguns esforços, a sua aplicabilidade ainda deixa a desejar em alguns locais, mesmo assim, é inegável reconhecer a sua importância.

(Foto:receptaculo.blogspot.com)


Desde o ano de 1990, quando entrou em vigor a Lei nº 8.069 , o Brasil passou a conhecer regras claras e objetivas que serviram e servem para nortear as discussões e as ações acerca dos trabalhos em prol dos nossos menores.

Para quem gosta de ler o estatuto, certamente perceberá que ele dispõe de um "aparato" considerável de ações. Direitos e deveres foram expostos e, o segmento infanto-juvenil da nossa sociedade, entrou, oficialmente, no universo dos direitos e deveres humanos.

O Conselho Tutelar é um dos principais organismos que atuam sob esse aspecto, porém, não é o único. Para que se busque os direitos, a justiça e o respeito aos valores sociais, é necessário que todos os segmentos estejam envolvidos. Cuidar das crianças e dos adolescentes não é tarefa apenas do pai, da mãe, do professor. Zelar por eles é dever de todos... de todos os que enxergam neles, o futuro de nossa nação.

Mobilização do último dia 18 de maio.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES