1 de janeiro de 2009

CUIDADO COM A LÍNGUA!

Foto: Extraída de reticenciaspoeticas.files

A partir de hoje, 1º de janeiro de 2009, o Brasil passará a ser participante do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Na realidade, os países que fazem parte do mesmo, devem seguir as novas orientações, até o ano de 2012.

Dos países do mundo Lusófono, Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe já ratificaram o acordo, mas apenas o Brasil criou um cronograma de implementação das novas regras. Os demais, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Timor Leste, ainda não aprovaram as alterações

Umas das razões que motivaram essas novas medidas é a unificação da ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal. O que mais se questiona, na atualidade, é que essa dupla grafia acaba prejudicando o idioma, uma vez que a “língua-mãe” acaba sofrendo alterações significativas.

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), desde que concretizada, a reforma ortográfica proporcionará mudanças, tanto no português falado em Portugal (nos demais países) como também no que é falado em território tupiniquim. O objetivo, é reduzir em cerca de 98 % as diferenças ortográficas entre essas duas nações.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES