29 de dezembro de 2009

CRISE LÁ E CRISE CÁ...

(Imagem:http://www.ibge.gov.br)

No ano de 2008 os 5.563 municípios brasileiros gastaram em R$ 11,8 bilhões com o custeio de serviços que não de sua atribuição. Na realidade, eles são responsabilidade constitucional da União e dos Estados.

Cerca de 70% dessas prefeituras, tiveram a sua arrecadação e o andamento de setores básicos comprometidos. Para se ter uma idéia, a maior parte dos 3.942 municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, podem fechar as contas no vermelho neste ano.

Além da queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), muitos gastos, como aqueles ligados à manutenção de prédios da Justiça, das polícias, do Corpo de Bombeiros, de unidades hospitalares estaduais, fornecimento de transporte para alunos da Rede Estadual, entre outros.

Muitos prefeitos fizeram várias visitas à Brasília, com intuito de pressionar o Governo Federal a liberar mais recursos. No RN, também eram comuns as visitas à capital, sempre com a mesma finalidade. Porém, o tempo de "vacas magras" deve está com os dias contados. Em 2010 tem eleições. Aí, todos já sabem como é que é: Tudo fica mais fácil...



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES