16 de agosto de 2013

FELIPE GUERRA/RN: GOVERNO E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE DISCUTEM METAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL

 

O Governo Municipal e representantes de entidades de Felipe Guerra/RN estiveram reunidos nesta semana para discutir metas voltadas para o desenvolvimento econômico e sustentável.

Com o auxílio de Organizações Não Governamentais, o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além dos esforços da sociedade civil e organizada, o objetivo é desenvolver uma política voltada para as melhorias nas condições de vida da população.

Clique no link abaixo e saiba mais.


Por MAYKON OLIVEIRA


O Governo Municipal na gestão do Prefeito Haroldo Ferreira está intensificando o foco das suas inúmeras ações e metas político-administrativas no item do Desenvolvimento Econômico e Sustentável fomentando e apoiando as políticas na sua amplitude, em execução no município através das Organizações Não Governamentais (ONGs) e determinantes com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.  
Importante reunião aconteceu pela manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, nesta segunda feira, dia 12 de agosto.
Na pauta a Instalação de Cisternas e decisão da formação do Conselho de Desenvolvimento Rural e Solidário de Felipe Guerra com o objetivo de ter a acessibilidade às políticas públicas no setor de Desenvolvimento Sustentável. O Governo Federal simplificou as regras para a construção de tecnologias de captação e armazenamento de água para consumo e produção no Semiárido brasileiro. O objetivo é impulsionar o alcance da meta de universalização do acesso à água e o enfrentamento dos efeitos da estiagem prolongada, característica da região.
Assim, será possível ampliar mais rapidamente a quantidade de famílias beneficiadas com a construção de cisternas de placas, barragens subterrâneas, microaçudes e cisternas de produção, entre outras tecnologias onde o Programa Cisternas, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).  As entidades executoras do projeto de cisterna e a Cooperativa Terra Viva e Asa Potiguar.
Deverão ser instaladas mais de 40 cisternas em diversas modalidades e demais ações que fortalecerão uma das principais ferramentas da base econômica de Felipe Guerra no agro- turismo que é a Agricultura Familiar.
 Ainda foi pauta da reunião a colocação de alevinos na Barragem do Mirador. Representando o movimento comunitário estiveram Francisco Antonio (Duquinha), o Fórum das Associações Comunitárias do Município de Felipe Guerra e Trabalhadores Rurais Antonio de Souza (Zico) e na representação do Governo Municipal marcaram presença Berício Pascoal Coordenador Municipal da Defesa Civil e Cláudio de Paula Coordenador de Desenvolvimento Econômico Solidário, ambos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, pois o titular Fernando Morais estava em viagem administrativa.
“Nosso Governo não tem a conduta de dar o peixe, mas sim ensinar a pescar”, comparou o Prefeito Haroldo Ferreira a sua intenção de geração de emprego e renda no município, desvinculando o conceito atualmente ultrapassado e vetado pelos ditames legais que é a empregabilidade na Prefeitura Municipal.    
Na próxima segunda feira, dia 19, todos deverão estar reunidos com o Prefeito para encaminhar as decisões da reunião e na presença do gestor do Executivo felipense, discutiram sobre a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Solidário de Felipe Guerra que antes chamado de PDS (Programa de Desenvolvimento Sustentável), esse programa esta dentro das políticas do RN Sustentável. No conselho terá dois representantes do Poder Público, sendo um da Prefeitura e outro da Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES