11 de março de 2009

MATERNIDADE ELISA SIMÕES: NOSSO PATRIMÔNIO.

Maternidade Elisa Simões, local em que muitos caraubenses nasceram.

Na enquete que realizamos na semana passada, a maternidade foi considerada (pelos nossos leitores) o nosso principal patrimônio, ao longo desses 141 anos de história. Com 30% dos votos, ela conseguiu superar "adversários" duríssimos, como a Igreja Matriz e o Casarão do Sabe Muito.

Inaugurada numa solenidade que ocorreu no ano de 1958, mais precisamente, no dia 15 de setembro, a Maternidade Elisa Simões faz parte da história de grande parte da população caraubense. A construção da unidade de saúde, surgiu a partir da necessidade de atender a demanda de gestantes, que na época, não dispunham de um lugar adequado para "dar a luz".

Mesmo sendo inaugurada nesse dia, somente em 1º de dezembro é que ela começou a funcionar. Logo no dia 5 do corrente mês, foi registrado o primeiro parto. A criança que nasceu era filha do casal Ivan Fernandes e de Dona Terezinha Fernandes Gurgel. A linda menina, passou a se chamar Elisa, numa referência à maternidade.

Atualmente, Elisa é funcionária da rede pública e privada de ensino, em Caraúbas. É casada e mãe de duas filhas. Certamente, o sentimento dela é semelhante ao nosso, ou seja, tomado pela tristeza ao observar um patrimônio de tamanha importância, totalmente abandonado.


Foto da maternidade totalmente deteriorada (2008)

É, sem dúvidas um fato triste, mas dificilmente contemplaremos novamente a abertura de suas portas. O terreno foi leiloado já faz um certo tempo e, por mais que se construa uma nova unidade de saúde, por mais que se coloque o mesmo nome, não será a mesma coisa e nem terá as mesmas histórias, como aquelas que foram e são contadas, sobre a imponente Maternidade Elisa Simões.



Por MAYKON OLIVEIRA

2 comentários:

  1. Fotos desta Unidade de Saúde, me deixam em Estado de Enorme Tristêza. Foi na Maternidade, onde nascí, meus Pais tiveram Assistência Médica, até os ultimos momentos de suas Vidas, tudo com a Dedicação e o Amôr de todo o Corpo de Funcionários e Médico na Época. Especialmente a Dona NANETE, figura inesquecível em minha memória. QUE DEUS A TENHA.

    ResponderExcluir
  2. E uma vergonha para os representantes politicos de nossa cidade deixar que um patrimonio de nossa sociedade, onde foram construido historias, dexar que se acabe ou que alguem de fora venha e coloque as maos aonde ninguem mais ali possa entra.
    Fico entristecido em ver a pouca vontade de nossos politicos em mudar a realidade de nossa politica vejo uma coisa que eles so pensam neles.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES