25 de janeiro de 2012

JORNAL DE FATO: AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR O SABE MUITO

Casarão histórico necessita de uma grande reforma (Foto: HotNews)

Caraúbas - A comissão formada no dia 19 de janeiro, composta por 13 membros, para buscar caminhos e restaurar o Casarão da Fazenda Sabe Muito, em Caraúbas, agendou uma Audiência Pública com a participação dos governos federal, estadual, municipal e a Sociedade Civil organizada nas dependências do casarão, distante 13 km da cidade.

A comissão é composta por representantes da Prefeitura, Loja Maçônica, Casa de Cultura Manoel do Violão, ACRESEA, Clube da Poesia Menestrel Leto Fernandes, Associação dos Moradores da Comunidade do Sabe Muito, Campus da UFERSA em Caraúbas, ONG Centro Sabe Muito e cinco pessoas físicas da sociedade caraubense.

A presidência da comissão é do vice-prefeito Francisco Alcivan Viana, que é o responsável direto pelo trabalho desenvolvido no município em defesa do setor cultural, exercendo suas atividades na Casa de Cultura Manoel do Violão. Segundo ele, a mídia também será convidada para participar dos debates na Casa do Sabe Muito.

Representando a sociedade Civil Caraubense, o professor Maykon Oliveira, que é membro da Comissão, como representante da ONG Centro Sabe Muito e também da família do proprietário do casarão, declarou: "A tristeza que sinto de ver o Casarão como se encontra poderá ser transformada na alegria de vê-la recuperada se todos se empenharem na execução desse projeto".

A observação de Maykon Oliveira é compartilhada pelo Professor Jovanildo Fernandes do Clube da Poesia. "É muito importante que a audiência seja lá mesmo, pois como dizem olhos que não vêem coração que não sente", defendeu. Os demais membros concordaram que a reunião seja realizada no casarão e já estão agilizando os primeiros contatos para fechar os temas que serão debatidos.

Parte do teto já cedeu. (Foto: HotNews)

O primeiro grande aliado na corrida para recuperar o Casarão do Sabe muito é o Campus da UFERSA, em Caraúbas. O reitor Josivan Barbosa e o diretor do Campus Roberto, Vieira Pordeus, asseguraram apoio enviando arquitetos e engenheiros para elaborar um projeto executivo e técnico objetivando a recuperação do casarão, com financiamento do Governo do Estado, Petrobras e/ou Governo Federal.

Segundo Alcivan Viana, outros aliados serão bem vindos. A história do Casarão do Sabe Muito é muito importante para o município de Caraúbas. A sua construção remota ao ano de 1868 e com material feito na região no ano de 1841. É no casarão que mora muitas histórias. "Recuperando-o significa a preservação do patrimônio material e imaterial de Caraúbas", conclui o vice-prefeito Alcivan Viana.

História

Construído em 1868 com enormes tijolos e telhas feitos em 1841, o casarão Sabe Muito, distante 13 km da área urbana de Caraúbas - às margens da RN 223, na direção de Apodi, começou a ruir. Parte do telhado caiu e o restante pode desabar durante o inverno. A estrutura, que é tombada pela Fundação José Augusto, hoje transformada em Secretaria Extraordinária da Cultura, pertence ao espólio do casal Joana Eulália de Oliveira e Jonas Armagíldo de Oliveira. A estrutura da casa tem 27 portas, 11 janelas e nas medidas da época: são 111 palmos de frente, 133 de fundo e 52 de altura.

Fonte: Jornal de Fato


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES