25 de janeiro de 2012

EMPARN DIVULGA ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA PARA OS PRÓXIMOS MESES

(Imagem: Ilustração)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) divulgou o resultado de uma análise e previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril na Região Nordeste. Veja os detalhes abaixo:

Climatologia da Precipitação no Nordeste no Trimestre Fevereiro a Abril

Neste trimestre, os valores de chuva acima de 500 mm concentram-se no setor norte dos estados do Maranhão e Piauí, litoral do Ceará e áreas de relevo elevado (sul do Ceará e o centro-oeste da Paraíba e Rio Grande do Norte). Totais inferiores a 500 mm são observados no sul do Maranhão, Piauí, áreas de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No noroeste dos estados de Sergipe e Alagoas e grande parte da Bahia, totais inferiores a 300 mm. Na maior parte do semiárido nordestino, este trimestre representa o período principal de chuvas.

Considerações Finais e Previsão das Chuvas para Fevereiro, Março e Abril de 2012

As análises das condições oceânicas e atmosféricas e os resultados dos modelos numéricos e estatísticos de previsão climática indicaram maior probabilidade para as categorias em torno da média histórica de precipitação. Os índices de probabilidade atribuídos às categorias indicam os seguintes valores para os totais pluviométricos: acima da normal (25%), normal (40%) e de abaixo da normal (35%) para o trimestre fevereiro a abril, sobre praticamente todo o Nordeste semiárido.

Fonte: Site da EMPARN


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES