27 de janeiro de 2012

ARTIGO: ELEIÇÃO, CIDADANIA E VOTO

Chegamos ao ano de 2012, ano este que deve ser marcado por inúmeras esperanças de mudanças por parte de toda uma massa que há séculos vem clamando e suplicando por uma Democracia mais democrática, por um país mais justo e menos desigual. Com certeza as palavras, voto e cidadania, deverão ser muito ditas nos palanques de todo Brasil.
Mas, será mesmo que estamos realmente exercendo nossa cidadania apenas indo as urnas exercer nosso direito de votar, claro que não. A palavra cidadania é bem mais abrangente que o ato de votar, podemos dizer que cidadania é um leque de direitos e deveres que nós, que nos dizemos cidadãos temos que cumprir e cobrar. Mas será que cobramos nossos direitos e cumprimos nossos deveres? Um exemplo claro para refletirmos sobre está questão, está no livro “O que é Cidadania” de Maria de Loudes Manzini – Cobre. A autora separa a cidadania em três tipos de direito, o Politico, o Civil e o Social.
No político, a autora ressalta que temos o direito de nos expressarmos livremente, tanto na política quanto na religião e em determinadas áreas, como também o direito de votar, dentre alguns outros. No Civil, é aquele direito de ir e vir, de poder se locomover com seu corpo. E por fim o que considero um dos mais importantes e o que menos é posto em prática, principalmente pelos governantes que elegemos e que são nossos empregados. É este, o direito social, direito esse que nos da a garantia de atendimento a nossas necessidades básicas, como; Saúde, Educação, Alimentação, Moradia, Trabalho, salário decente e etc.
Então como podemos falar em cidadania se não temos ao menos uma saúde de qualidade, uma educação digna, um salário mínimo que seja decente para a população e uma segurança que nos faça sair de casa sem o medo de sermos assaltados ou mesmo mortos. Fatos esses têm inúmeras visões e resoluções, mas devemos nos perguntar o porquê que estas questões são apenas discutidas em anos eleitorais, será que é porque somos considerados cidadãos apenas de 2 em 2 anos quando acontecem as votações, e que o povo muitas vezes se deixa levar por promessas e até mesmo ofertas que não chegam nem aos pés do que a sua responsabilidade com seu poder de decisão (voto) tem sobre toda uma sociedade ou mesmo um país.
Como diria o ex-presidente norte-americano (Abraham Lincoln) "A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo." Então vamos fazer valer essa frase que tanto é verdadeira, e fazer valer os nossos direitos e cobrar de nossos governantes que vieram do povo para fazerem pelo povo e em favor do povo.

Leysson Gurgel Carlos
Aluno do Curso de Ciência Sociais da UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES