25 de abril de 2009

UNIVERSIDADE PARA QUEM????


Após o escândalo (que todo mundo já sabia que existia, mas só o governo não via), o Ministério da Educação (MEC) já excluiu 151 estudantes do programa Universidade para Todos (ProUni) por causa de fraudes na comprovação de dados socioeconômicos. Para se ter uma idéia, esses alunos recebiam bolsas de estudos nas instituições particulares que participam do ProUni, mas tinham renda familiar acima do permitido.

Até o primeiro semestre deste ano, o ProUni ofereceu 203 mil bolsas. Muitas delas, estão sendo preenchidas por pessoas que possuem condição de pagar, uma vez que dispõem de uma renda satisfatória. Outras, acabam sendo ocupadas por graduandos ou graduados. É aí que surgem as controvérsias. Seria mesmo o ProUni, um programa que atende aqueles que necessitam?

Bom, acho que vocês já viram a propaganda que é veículada na TV. Ela mostra uma garota que cursava Biologia, mas que tinha o interesse de "se formar" em Medicina. Pois bem, aquele comercial mostra perfeitamente o que está acontecendo. A graduanda em Biologia, tomou uma vaga de um pobre coitado que não conseguiu ser aprovado no vestibular, para esse curso. Dizem por aí que é o "universidade para todos"... que todos? Todos os que já cursam? Todos os que já são graduados? Ou todos os que podem comprar carros que valem fortunas?

Bom, se Freud não explica, não será o Haddad que irá explicar.



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES