24 de abril de 2009

ASTRÔNOMOS SE ASSUSTAM, COM UMA POSSÍVEL BAIXA PRODUTIVIDADE DO SOL.

Pôr do Sol, na zona rural de Caraúbas.

O sol é o principal astro do nosso Sistema. É ele quem fornece luz e calor aos planetas que somos habituados a estudar em sala de aula. Numa situação normal, ele passa por ciclos de atividade de 11 anos. Em seu pico, ele tem uma atmosfera efervescente que lança chamas e fragmentos gasosos bastante quentes, e que possuem o tamanho de pequenos planetas.

Depois deste pico, é normal que o astro passe por um período de calmaria. No entanto, A observação dessa grande estrela, está intrigando os astrônomos, que estão prestes a estudar novas imagens do sol captadas no espaço na Reunião Nacional de Astronomia do Reino Unido.

Apesar de saberem que o sol passa por um de seus períodos mais quietos por quase um século, praticamente sem manchas solares, os estudiosos atentam para a baixa produtividade do "astro rei", que estaria com a sua produção de luz e calor bastante limitada. Na verdade, esperava-se que ele voltasse a elevar as temperaturas no ano passado, depois de uma temporada de calmaria. Mas, isso ainda não aonteceu.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES