O escotismo é uma prática bastante importante, seja pelo civismo, pela aquisição de valores morais e/ou pelo exercício da cidadania. Ele foi introduzido no Brasil em 1910, por intermédio de alguns marinheiros e oficiais da Marinha Brasileira, que estiveram na Inglaterra e trouxeram consigo uniformes e o interesse de semear o movimento escoteiro no Brasil. No dia 14 de junho do corrente ano, foi oficialmente fundado no Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil.
Aqui no município de Caraúbas, temos o Grupo de Escoteiros Pedro Maia Filho, que há várias décadas vem desenvolvendo um excelente trabalho junto aos jovens caraubenses. Apesar de algumas dificuldades, perceptíveis nos últimos anos, e que foram responsáveis pelo "encerramento" das atividades, o sonho de manter esse trabalho nunca saiu do coração daqueles que amam o escotismo.
No ano de 2007, as atividades foram retomadas. Vários escoteiros, sobretudo os mais experientes, realizaram uma enorme mobilização, com o propósito de reestruturar o grupo, em todos os seus segmentos. O recado dado foi aceito por inúmeras crianças, adolescentes e adultos, e logo as atividades foram retomadas.
Nesta semana, está sendo comemorada a Semana do Escoteiro. As atividades foram iniciadas ontem, com o Hasteamento das Bandeiras, no Marco do Centenário. Além disso, outras estão sendo previstas para ocorrer durante toda a semana, como por exemplo, o resgate dos momentos cívicos nas escolas e uma amostra de acampamento, que acontecerá sábado, ao lado do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Sem dúvidas, o trabalho de pessoas como o Diretor-Presidente Francélio Bezerra, o professor Jaimar Gomes, e o jovem Miquéias Mizá, foi de grande importância para que o Grupo de Escoteiros Pedro Maia Filho retomasse todas as suas atividades. A juventude caraubense necessita de organizações como essa, que primam pela ética, pelo respeito e pelo desenvolvimento das atividades em equipe.
Parabéns para todos vocês!
Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME
Nenhum comentário:
Postar um comentário