24 de abril de 2009

II URSAP PRETENDE VACINAR 43.760 IDOSOS CONTRA A GRIPE


A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), através do Programa Regional de Imunizações m em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde realizará a Campanha de Vacinação do Idoso contra a influenza (gripe), destinada a toda a população na faixa etária de 60 anos em diante.

Deixe a gripe na saudade. Vacine-se. É com este tema que o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), realizará, no próximo sábado (25), "O Dia D" de Vacinação do Idoso contra a gripe. Na região oeste, a meta é vacinar 43.760 idosos, o que corresponde a 80% desta parcela da população.

O Dia Nacional de Vacinação do Idoso será 25 de abril. A mobilização nacional, no entanto, acontecerá de 25 de abril a 8 de maio.

Na jurisdição da II URSAP 1.460 pessoas estarão envolvidas em 227 postos de vacinação. Os municípios jurisdicionados à II URSAP tem 54.701 idosos na faixa etária de 60 anos e mais. Município com maiores populações de idosos: Mossoró ( 21.442), Açu ( 5.076), Apodi (3.669), Areia Branca (2.648) e Caraúbas (2.575). A meta da unidade é vacinar 80% da população com mais de 60 anos.

Na ocasião serão oferecidas às vacinas contra difteria, tétano e pneumococo. A vacina contra pneumococo será administrada em idosos que estão em abrigos e hospitais. “A continuidade desta ação concretiza um compromisso do governo brasileiro em consonância com preceitos do SUS, atendendo deste modo os princípios da universalidade, integralidade e equidade da atenção à saúde na área de imunizações”, disse a gerente da II URSAP, Roberta Fernandes.

Segundo a coordenadora do Programa Regional de Imunizações da II URSAP, Maria da Paz Medeiros, a vacinação constitui um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Para Maria da Paz Medeiros, todos os meios de comunicação com alcance local, rádios comunitárias, lideranças religiosas, sindicatos, associações, ONGs, alto-falantes de igrejas e formadores de opinião são grandes colaboradores de imunizações municipais. “Os idosos são o foco destas campanhas porque estão mais vulneráveis à doença, uma vez que seus sistemas imunológicos, geralmente, não combatem esses vírus de forma tão eficaz e, conseqüentemente, estão mais suscetíveis a doenças mais graves decorrentes da gripe, como pneumonia e doenças cardiovasculares”, destacou Maria da Paz Medeiros.

SEGUNDO JÁCOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES