17 de março de 2009

AGRIPINO PEDE REDUÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS PARA O PAÍS ENFRENTAR A CRISE.


Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (16), o senador José Agripino (DEM-RN) disse que o governo federal precisa, com urgência, melhorar a qualidade dos gastos públicos se quiser que o país sofra menos com a crise financeira internacional. Ele criticou o governo Luiz Inácio Lula da Silva por ter demorado muito a promover baixas significativas na taxa básica de juros, a Selic.

- Finalmente o governo baixa a taxa de juros. Tantas vezes falamos aqui sobre isso. Finalmente, a taxa de juros no Brasil baixou, em uma sentada só, 1,5 ponto percentual. Antes tarde do que nunca. E aplaudo a iniciativa. Mas continua a ser a maior taxa de juros reais do mundo - disse.

Na opinião do senador, o governo federal deixou de lado a "marola" e "finalmente reconheceu a crise", e agora precisa "tomar atitudes consistentes". Ele disse que a melhoria dos gastos públicos foi dificultada, pois o governo Lula, desde 2003, contratou mais de 298 mil novos servidores públicos, aumentando as despesas em R$ 17,2 bilhões por ano.

- Eu faço uma pergunta: a administração pública do Brasil melhorou ao longo do governo Lula? Eu estou me referindo à eficiência do governo no que diz respeito à qualidade da educação, da saúde, da assistência social à criança. A contratação dessas pessoas melhorou a vida do povo? Em minha opinião, não. O Brasil melhorou por outras razões, mas não porque se tenha contratado trezentas mil pessoas - ponderou.

O senador cobrou do governo federal a diminuição dos gastos com os chamados cartões corporativos. e com passagens e diárias de viagens. Em vez de aumentar esses gastos, disse Agripino, o governo deveria ter investido na infraestrutura do país, como aeroportos, rodovias, ferrovias, portos e geração de energia elétrica.

Agripino também afirmou que o governo Lula perdeu bastante tempo até agora por ainda não ter bancado reformas essenciais, como as reformas tributária, previdenciária e política, ou até mesmo as reformas sindical e trabalhista.

Em apartes, os senadores Mário Couto (PSDB-PA) e Gilberto Goellner (DEM-MT) elogiaram e comentaram o pronunciamento do colega potiguar.


Fonte: Agência Senado


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES