23 de agosto de 2013

NOTA À IMPRENSA SOBRE A DEVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DOADOS PELA BANDA DE MÚSICA MAESTRO JOAQUIM AMÂNCIO



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Tendo lido a Nota de Esclarecimento emitida no Blog Icém Caraúbas pelo representante da Banda Municipal Maestro Joaquim Amâncio, venho em nome da Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho “Teté”, esclarecer alguns pontos do trâmite da doação que não foram esclarecidos:

- Realmente, depois da apresentação do Requerimento pela Câmara Municipal foi marcada uma reunião com os interessados em questão. No entanto, pelo lado do Grupo de Escoteiros foi imposta a condição de que eu, José Jesualdo Praxedes, atual Maestro da Filarmônica dos Escoteiros e ex-músico da Banda Municipal, e Ildônio José, ex-músico da Banda Municipal, não poderíamos participar da reunião. Dessa forma, o chefe do Grupo de Escoteiros designou “Pedrinho” para nos representar.

- Sobre a declaração do representante da Banda Municipal em que diz não haver instrumentos em condições de uso que pudessem ser doados, isso é uma inverdade, pois como ex-integrante da Banda Municipal, conheço a realidade dos instrumentos e a apresentarei para que todos tenham uma ideia da distribuição de instrumentos para cada músico, sendo da seguinte forma:  03 Sousaphones (baixos) e 02 Tubas, desses estão sendo usados só 02 Sousaphones para 02 músicos de campo Grande/RN. ; 05 Sax Horns, destes, 04 são utilizados; aproximadamente 10 Clarinetes, destes, só 03 são utilizados; 03 Bombardinos, inclusive um novo, que há mais de 15 anos nunca foi tocado por ninguém. Atualmente existe apenas um músico usando Bombardino; Aproximadamente, tem 03 Sax Tenor, atualmente só existe 01 músico utilizando; Aproximadamente 05 Trompetes, só existem 03 trompetistas; Sax Altos não tenho ideia pois faz parte do acervo do responsável pela Banda.

- Portanto, após ter esboçado mais ou menos a realidade dos fatos que ocorreram no trâmite dessa doação, concluímos que o responsável pela Banda não foi feliz em suas colocações. Jamais o representante do Grupo de Escoteiros requisitaria tal “lixão” tendo a consciência de que existem instrumentos sobrando e em condições de uso e recuperação. Assim, em vista disso, concluímos que a devolução dos instrumentos doados seria o melhor caminho, pois os mesmos não tinham condições de uso e muito menos de recuperação, uma vez que faziam parte de um “lixão” na sede da banda Municipal.

-Para encerrar, quero aqui fazer um alerta à municipalidade para que cuide melhor da nossa Centenária Banda de Música, pois há anos que a mesma perde músicos e não se tem um trabalho de renovação para a formação de uma geração de músicos. Há anos que não se faz um tombamento da quantidade de instrumentos e eles ficam a mercê daqueles que se acham “donos” da nossa Banda, contribuindo para a decadência da mesma.

Sem mais para o momento, agradeço ao espaço dos meios de informação caraubenses e estou à disposição para quaisquer dúvidas com relação ao fato em andamento.

Cordialmente,

José Jesualdo Praxedes
Maestro da Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho “Teté”


 Nota do blog: Gostaríamos de comunicar que o Blog é um espaço democrático, portanto, dando vez a todos os elementos envolvidos nessa questão. Deixamos o espaço aberto mais uma vez para os que se sentirem prejudicados.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES