28 de junho de 2012

DICA DA SEMANA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CARAÚBAS/RN


Secretaria Municipal de Saúde alerta a População quanto aos riscos de jogar lixo nas ruas.

Lixos acumulados causam muitos problemas, inundações, doenças transmitidas por animais que vivem no local, ou pelo apodrecimento do que foi jogado fora.

A leptospirose é um bom exemplo de que o lixo é um exagero da população. Essa doença é transmitida pelos ratos que vivem principalmente em lugares com essas características, outras doenças podem ser causadas por outros animais e insetos, como a barata, mosquito da dengue, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros.

O lixo exposto ao ar atrai inúmeros animais, pequenos ou grandes. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como baratas, ratos, insetos e urubus, que além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se proliferam, pois o local também lhes oferece abrigo. Estes animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças, podendo ser citadas a febre tifoide, a cólera, diversas diarréias, disenteria, entre outras doenças.

A proliferação de insetos no lixo é um grave problema de saúde pública, e a melhor solução para esse grave problema ainda é o tratamento do lixo e Coleta do Lixo e os aterros sanitários, além da conscientização da população a respeito da importância de diminuir a produção de lixo. Podemos fazer muito por esta causa, através de atitudes simples do nosso cotidiano, trocando mercadorias descartáveis por reutilizáveis ou recicláveis, abdicando de sacolas plásticas e sacos de lixo e optando por sacolas de feira, tão mais bonitas e menos prejudiciais, e acima de tudo Reciclando o Lixo seco do Lixo Orgânico.

A Prefeitura de Caraúbas vem desenvolvendo um importante trabalho na limpeza das ruas que é o caso do Eco Cidadão. Este projeto já vem trazendo resultados no que se refere à limpeza pública, mas é necessário que a População também possa contribuir não jogando lixo nas ruas e fazendo a coleta seletiva. É dever de cada cidadão fazer sua parte por uma Caraúbas mais limpa.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES