3 de janeiro de 2012

DR. CANINDÉ DE FREITAS ENVIA ARTIGO PARA O BLOG



HUMILDADE, VISÃO, AMBIÇÃO E ESPERANÇA.
Por Dr. Canindé de Freitas
Filho do casal Julio Ferreira Ramos e Severina da Silva e nascido no dia 20/05/1956, o menino Ademar Ferreira veio para Caraúbas, seguindo os passos do pai, mais seus sete irmãos e a mãe no ano 1967. Naquele meio dia, o solo ardia nos pés daquela família que descia de um caminhão velho na rua dona Quitéria, mais conhecida como “beco velho”. Ademar foi estudar no colégio Antônio Carlos, de lá, encaminhado para o Lourenço Gurgel, onde foi recebido pela então diretora Nóima Benevides e depois estudaria no Sebastião Gurgel. Em 1974 resolve ir estudar na capital e se matricula na Escola Estadual Winston Churchill. Freqüentava a Casa do Estudante, onde residiam colegas caraubenses. Participou do movimento estudantil de forma tímida e passou no concurso Federal do INSS. Com as pressões do governo Militar e chamado pelo irmão, resolver voltar a Caraúbas no ano de 1978 e, daqui em diante, seguir as orientações de Ademos Ferreira, que se firmava como líder e guru de um grupo que nascia, que com o tempo, demonstrou enxergar longe. No mesmo ano Ademar vai gerenciar a fábrica de óleo de oiticica mais seu Dôdo e Pedro de Biró. Casou e teve um casal de filhos.
Nesse interstício, Ademar desenvolver uma visão incomum ao participar de qualquer atividade. Como Nordestino urbano, logo se apaixona pelo futebol. Ver jogadores como Raimundo Gonçalves, Neguinho de Assis, Edson de Quinca, Duída, Teté, Aluízio de gavião, Nêgo Eudes, Tantico e o Goleiro Aroldo, filho de Arcelino e sobrinho de Altino. Era a diversão de Ademar. Mas, foi por causa de Duída, irmão de Joãozinho e cunhado de Dário pintor, que Ademar se encantou pelo Botafogo. Pernas finas e o estilo de jogar do lendária Garrincha fizeram Ademar nunca mais esquecer os dribles de Duída que tatuou uma estrela no seu coração.
Acostumado a falar para meia dúzia de pessoas, Ademar foi escolhido para ser o candidato do projeto político do sobrinho Ademos Ferreira Junior. Depois de perder o medo e falar para mais de cinco mil pessoas, sai vitorioso de uma campanha política tida como a mais acirrada de todos os tempos. Toma posse e ser vê diante dos seguintes problemas: montagem de governo; pressão daqui; Ademar eu quero isso; Lei orgânica; Ministério Público; oposição; blogs; imprensa; minha filha está grávida e precisando...; LOA; Tribunal de Contas; Plano Diretor; Licitações; redução de FPM; Água; estrada; fulano está dizendo isso; La na casa de cicrano tem dois empregos; capacetes; fulano vai lhe trair; lixo; mato; no tempo de fulano era assim, etc.
Foram muitos problemas e informações para quem iniciou a vida pública de uma hora para outra. Porém, Ademar com seu estilo deu a volta por cima e consegue trazer a UFERSA, INSS, praças, evoluir a saúde e educação, modernizou o sistema tributário municipal. Em todos os cantos do mundo, o termômetro que indica se as coisas estão dando certo é o setor imobiliário. Em Caraúbas é visível esse aquecimento. De uma só vez, todos os imóveis se valorizaram. A UFERSA é maior que tudo e Caraúbas agora detêm pesquisa científica. Por tudo isso Ademar lidera todas as pesquisas, já é visto como o maior prefeito de todos os tempos de Caraúbas e o povo começou a compreender e dizer: “esse governo tem algo diferente e mudanças significativas ocorreram e ocorrerão”.
Sendo assim, Ademar sabe que no próximo governo o maior problema vai ser superar o primeiro mandato. Como fazer algo maior que a UFERSA? Aqui uma dica minha: Curso de Medicina. Os mentores de Ademar sabem que “os líderes devem estar perto o suficiente para se relacionar com os outros, mas longe o suficiente para motivá-los a ir em frente”. Quando o poder for todo transferido para quem “pegou o serviço”, Ademar terá como problemas: substituir aqueles que não contribuíram para o primeiro governo; substituir gente que acha que para se manter no poder deve fuxicar e viver derrubando os outros; colocar mais técnicos e gente qualificada e implantar a meritocracia. Dessa forma, o maior sonho de Ademar passa por uma mudança cultural e sabe que sozinho não conseguirá desenvolver uma cidade melhor, pois é necessário que todos tenham ambição sem perder a humildade. É necessário seguir em frente, encarar o custo das transformações e não nos contentar com o que já foi alcançado. No espaço de um mandato, Caraúbas mudou para muito melhor. Mas ainda está longe de ser a cidade economicamente poderosa e socialmente justa que queremos. É necessário ter ambição. A ambição de dar às próximas gerações de caraubenses um ensino público de qualidade, o mais legítimo dos instrumentos de mobilidade e ascensão social. É necessário ter ambição. A ambição de construirmos um ambiente propício ao empreendedorismo, ao investimento e à criação de empregos. É necessário ter ambição. A ambição de administrar os recursos públicos de maneira profissional, eficiente e ética. É necessário ter ambição. A ambição de fazer prosperar no seio da sociedade o valor do mérito. É necessário ter ambição. A ambição de buscar, sempre, a prosperidade econômica, enxergando no uso sustentável de nossas riquezas naturais não um empecilho, mas uma oportunidade. É necessário ter ambição. A ambição de reforçar, a cada dia e a cada atitude, os princípios democráticos, por mais que eles possam incomodar uma minoria de plantão. Construir uma cidade mais próspera, mais justa, desenvolvida e poderosa não depende apenas da consciência de que é necessário fazer mais e melhor. Mas, sem essa humildade e essa ambição, dificilmente daremos o primeiro passo. É necessário que cada um tenha sua ambição. Ademar sabe que isso é o grande desafio e não vai perder a esperança, pois como disse Augusto dos Anjos, “A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe à crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança.”

Por LEYSSON CARLOS

Um comentário:

  1. Caramba Dr. caninde...!!" clap...clap...clap...!!Realmente vc se superou, como a tantos outros postulantes ao MERITORIO cargo de puxa-saco...!!Vc menospreza a capacidade pensante de nossos conterraneos...!! Olha vcs podem ateh camuflar...podem ateh pagarem a institutos CONFIAVEIS p tentar impor as mazelas administrativas ora reinante na nossa amada urbe...mas quem eh independente e consciente, mesmo q ñ seja AouB, sabe tdo o q esta acontecendo nesta farsa ou farra administrativa imposta pela CASTA FERREIRA, e seguida casbibaixo por corruptos e corruptores q no intuito de SE DAREM BEM, atropelam os outros e tentam aparecerem como SALVADORES DA PATRIA, postando factoides na vã ilusão de confundir. De positivo neste ambito somente a UFERSA...o boom imobiliario estara beneficiando em sua quase totalidade a quem...quem mesmo...eh Doutor vou parar p aqui pois eh muito lixo...e lamento saber q a maioria de nosso povo se deixou levar por... R$$$$$$$(vantagens espurias) e ainda assim uma boa parte se da ao luxo de clamar o PRA NA MULEIRA...kkkkk pobres coitados...ateh parecem q foram abduzidos e riem da propria desgraça...mas eh assim...CADA POVO TEM O (DES)GOVERNO Q MERECE...e neste ano q se inicia..tudo vai ficar melhor...tudo vai ser farra...muita grana...e muitos PRA NA MULEIRA...e apos a reeleição...anos incontaveis virão pois o objetivo maior do CLÃ eh a perpetuação do poder...e haja PRA NA MULEIRAS...ate quem sabe um dia...nossa gente possa tomar conta de seu destino...e elejam uma pessoa q mais se identifique com Caraubas e seus problemas...e lute p amenizar essas mazelas...ate la so nos resta ler e ou ouvir postagens e conversas delirantes de grandeza do PODER...PARA O PODER...PELO PODER...!! miseraveis puxa-sacos...alucinados corruptos...um dia este PODER ruira assim como o imperio romano...o nazismo(q muito se assemelha com vcs)...e outros tantos famigerados q sucumbiram ao desprezo do POVO...!!

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES