17 de maio de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA DAS ALTERNATIVAS DO MUNDO ATUAL

Vegetação caraubense.

A Educação Ambiental é um processo contínuo e bastante importante que visa possibilitar a conscientização da população, mediante o conhecimento, a reflexão crítica sobre as questões ambientais e a participação efetiva, coletiva ou individual, que possibilite a conservação dos nossos recursos naturais e que se possam tomar os devidos cuidados para proteger o meio ambiente.

Embora a enfatizada, quando foi promulgada a Constituição Federal, em 1988, a educação que tem por fim o uso racional do meio ambiente, em todos os níveis de ensino pela, até o presente observa-se que nem todos os professores se sentem preparados para assumir, com segurança, este compromisso. Neste sentido, torna-se notável a importância de se promover atividades realmente eficazes e que propiciem as pessoas, condições para que possam exercer plenamente os seus direitos e cumprir com os seus deveres, sobretudo, no que tange as questões ambientais.

Atualmente, muito se discute os problemas e impactos existentes nos variados biomas e ecossistemas do nosso planeta. Diante disso, faz-se necessário a abertura de um amplo campo de discussões a respeito. Esse campo de debates pode ser aberto a partir do que denominamos de Educação Ambiental. Contudo, cabe aqui ressaltar que ela não está restrita, apenas, as instituições de ensino, mas, antes de tudo, corresponde a uma importante forma de exercemos nossa cidadania, principalmente no que se refere ao meio ambiente.

Nota do blog: “Aplausos” para os que viram as costas para a Semana de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (SEMMEIA), achando que não é um evento importante.


Por MAYKON OLIVEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES