18 de maio de 2010

18 DE MAIO: DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

(Foto:www.plenarinho.gov.br)

O 18 de Maio foi constituído pela lei federal nº 9.970 como o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data faz uma espécie de alusão a um crime que chocou o povo brasileiro em 1973, o caso da menina Aracélia, da cidade de Vitória (ES). Com oito anos de idade, a criança foi drogada e depois violentada e assassinada.


A criação dessa data não tem nenhum fim comemorativo, pelo contrário. O propósito é trabalhar no fortalecimento de uma rede, em todos os municípios brasileiros, para o enfrentamento, informando e sensibilizando a população acerca da importância das denúncias dos casos de violência sexual.


A ideia é que os organismos que lutam pelos direitos da criança e do adolescente, se engajem nessa luta desenvolvendo várias ações. Dentre elas, destacam-se, a realização de oficinas, palestras, campanhas de esclarecimento e articulações comunitárias. Os casos de abuso e violência sexual também serão encaminhados pelos profissionais às autoridades competentes.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES