27 de abril de 2010

"CALOUROS" AFIRMAM QUE COBRANÇA DE TAXA NÃO LHES GARANTE UM LUGAR NO ÔNIBUS

Conversando nesta manhã com dois universitários que se deslocam diariamente para Mossoró/RN, observamos o sentimento de revolta e ao mesmo tempo de frustração. Não apenas pela cobrança da taxa de R$ 50,00 mensais, mas pela incerteza de ter que viajar em pé.

O problema tem sido constante, principalmente para os "calouros", ou seja, para os universitários que iniciaram os cursos recentemente. "A classe estudantil deve se unir e evitar que isso aconteça. Além de pagar um valor que é alto, para a maioria, ainda temos que viajar em pé, nos corredores do ônibus. Isso não é certo", afirma Rugna Begna, acadêmica do Curso de Ciências Sociais.

Para o Henderson Glênio, universitário do Curso de Ciências Contábeis, a situação não é nada fácil. Segundo ele, os "veteranos" têm mais espaço e seus assentos são reservados, enquanto que a maioria dos "novatos" só pode sentar quando algum falta ou simplesmente quando alguém tem a boa vontade de revezar.


Por MAYKON OLIVEIRA

4 comentários:

  1. O ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO NOTURNO QUE VAI PARA UERN CONTA HOJE COM MAIS DE 95 ALUNOS, E O MESMO SÓ TEM 52 CADEIRAS,EXISTE UMA LISTA DENTRO DO ÔNIBUS ONDE CONSTA QUE "TODOS" OS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS TEM SEUS ASSENTOS, SENDO QUE NUM SISTEMA DE REVERSAMENTO ONDE TODOS TEM QUE REVERSAR INDEPENDENTE DE SER CALOURO OU VETERANO,ENTÃO É INCORRETO AFIRMAR QUE OS CALOUROS ESTÃO SENDO DESFAVORECIDO,AGORA DEVE-SE TER CONSCIÊNCIA DA SITUAÇÃO,PORQUE SERÁ IMPOSSÍVEL COLOCAR MAIS DE 95 PESSOAS SENTADAS EM 52 CADEIRAS AO MESMO TEMPO.
    HÁ SE O PROBLEMA FOSSE SÓ ESSE!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    A classe Universitaria caraubense está indignada com as decisões tomadas pela Sec. de Educação. Segundo informações que obtive com uma universitaria, a PMC não está sendo administrada apenas pelo Prefeito, assim como "toda sociedade" tem observado. Em uma ligação telefonica feita da mãe de uma aluna universitaria, O nosso Prefeito dizia que não poderia fazer nada e quem resolveria isso seria Ivanildo Fernandes (um suposto administrador ou "não"). sabemos que a situação dos alunos que se deslocam ate Mossoró para ter uma formação profissional e uma melhor qualificação, está terrível. Sabemos que o número de alunos aumenta e que precisara de mais ônibus num futuro bem próximo. Esta suposta taxa que não foi negociada, está sendo implantada. O que mais me deixa indignado é que fomos "ameaçados" tanto pela coordenação (devido ordens da Secretaria) como pelo Secretário de Educação. A ameaça se deu pelo fato de quem não pagasse a taxa nao entraria no ônibus. Nós questionamos que nem todos poderiam pagar a taxa e lançamos a pergunta: E se uma pessoa que não tem condições de pagar entrar no Bus? Foi respondido da seguinte forma: Quem pagou se junta, pega a pessoa que nao pagou e a coloca pra fora. Esta está sendo a realidade da classe de estudantes caraubenses que buscam um futuro melhor a qual nossa Cidade "nao oferece". Gostaria que todos se mobilizassem para lutarmos pelos nossos direitos e irmos junto a Câmara Legislativa reivindicar isto. Reconhecemos os beneficios ganhos com relação a nós Universitários e outros estudantes na administração de Ademar Ferreira. Pena que acontece essas coisas. Acho que o movimento nem começou ainda. Não foi feita negociação nenhuma, para isso deveria ter tido um planejamento da Secretaria com relação a valores e pelo menos um pouco de sentimento, o que nao houve. A taxa foi imposta e quem não pagar até o dia 10 de Maio não entrarar mais no bus. Alguns poucos que fazem parte dos "administradores" dizem que a revolta dos alunos parte pelo lado político. O que não é constatado, pois pessoas que estao ao lado prefeito tambem estão indignados com a taxa. Alguns pensam até em trancar a matrícula na faculdade devido não ter condições para pagar. A prefeitura tem condições? tem sim. Agora da forma que está sendo trabalhada a situação, nao tem condições mesmo. A administraçãoi deveria sentar e ouvir os alunos também. Assim como está, a situação vai sair ruim para nós alunos e para própria administração, que hoje se contradiz com o seu programa de governo.

    Força pessoal, não podemos desistir. Falta aproximadamente 1 ano e meio para minha formatura e "talvez" nao irei mais utilizar do onibus, mas minha luta vai continuar porque eu sei o que muitos sofrem ali dentro daquele ônibus independente de quem esteja na Prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. AS INFORMAÇÕES NÃO ESTÃO INCORRETAS, JÁ PRESENCIE DOIS ALUNOS MANDO O COLEGA DE ÔNIBUS SAIR DO LUGAR, POIS ASSENTO ERA DELE E, OUTRO FATO, FOI UMA GAROTA QUE DISSE QUE LUGAR ERA DELA E NÃO IA CEDER PARA OS OUTROS, ISSO NÃO É MENTIRA. QUANDO AO REVEZAMENTO FALEI QUE EXISTI SIM, E ERA ENTRE TRÊS ALUNOS, ACHO QUE MAYKON NÃO SE LEMBROU DE CITAR NA POSTAGEM. TODOS OS ACONTECIMENTOS CITADO ACIMA OCORRERÃO ANTES DA TAXA DE 10,00 REAIS, SEREM COLOCADAS EM PRÁTICA.

    ResponderExcluir
  4. Eu não falei que era mentira, só que estava incorreto,mais se isso continua acontecendo,vc ou quem está sendo prejudicado deverá procurar a coordenação do ônibus, porque quem estava na reunião do dia 10/04/10 tem pleno conhecimento de seus direitos e deveres como aluno.
    Creio que esse não é o nosso problema hoje,Porque além da taxa de 50,00 reais,não sabemos se teremos futuramente transportes dignos para viajar para Mossoró.Por isso,
    desde de já convido vc e a todos os alunos universitários a se fazerem presente na reunião que acontecerá sábado, dia 01,na câmara dos vereadores,as 15:00hs,onde será discutido todos os pontos em relação ao que está acontecendo com nossos transportes,para juntos tentarmos melhorar essa situação.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES