20 de fevereiro de 2009

METEOROLOGISTAS PREVÊEM INVERNO ACIMA DA MÉDIA PARA O SEMI-ÁRIDO NORDESTINO.


Depois de dois dias reunidos, em Natal/RN, na IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semi-Árido Nordestino, meteorologistas da Emparn, Funceme, AESA, INSA, UFCG, Semarh/AL, Inmet e Cptec/Inpe, chegaram a conclusão que o inverno vai ser acima da média no Semi-Árido da Região Nordeste. Foram analisadas diversas variáveis meteorológicas e oceânicas (pressão, vento, radiação solar), mas a temperatura das águas superficiais dos Oceanos Atlântico e Pacífico, é a variável mais importante para a ocorrência de chuva, no semi-árido do Nordeste. Os meteorologistas analisaram que durante o mês de janeiro, na área central do Pacífico Equatorial, a temperatura superficial apresentou anomalias negativas, de até -1ºC, configurando a continuidade do episódio de La Niña de intensidade fraca.

De acordo com as análises realizadas pelos meteorologistas, a atual situação oceânica e atmosférica somada a maioria dos resultados de modelos de previsão climática indica que as chuvas sobre o Norte do Nordeste do Brasil, no período de março a maio de 2009, ocorrerão com valores de normais a acima da média histórica. Com probabilidades de ocorrência de 45% acima da média, 35% normal e 20% abaixo das média.

Essa previsão, é de grande importância para o Rio Grande do Norte, já que 92% de seu território é semi-árido, engloba toda a região Central, oeste e grande parte do Agreste. No semi-árido o período de inverno vai da segunda quinzena de fevereiro até maio, com exceção da região Agreste, onde o período chuvoso se estende até o mês de agosto. Em 2008, a quantidade de chuva no Estado, ficou cerca de 40% acima da média, que é de 840mm, choveu 1.200mm.

Extraído de www.emparn.rn.gov.br



Por MAYKON OLIVEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES