15 de fevereiro de 2009

COOPERATIVA APODIENSE SE DESTACA NA EXPORTAÇÃO DE MEL

Caminhão saíndo da cooperativa.

A apicultura é uma das atividades econômicas que mais crescem no estado do Rio Grande do Norte. Por essa razão, é cada vez maior o número de trabalhadores rurais que mudaram a forma de obter o sustento em sua propriedade, passando a utilizar essa nova forma, para obter renda.

Uma das referências no RN é a Cooperativa Potiguar de Apicultura (COOPAPI), que beneficia cerca de 200 famílias, no município de Apodi. Na verdade, além de tirar as pessoas da ociosidade (fato comum no período da estiagem), a atividade é geradora de renda, uma vez que grande parte do que é produzido é comercializado com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Posteriomente, o mel é repassado para as escolas da região, e servido na merenda escolar.

A principal conquista obtida por eles foi um consórcio envolvendo a cooperativa, a Cooperativa de Agricultura Familiar do Apodi (COAFAP) e a empresa Mel Brasil Tropical. Na oportunidade, forma exportadas para a África do Sul e para os Estados Unidos, cerca de 40 toneladas do produto, com um preço R$ 22,00 mais caro, se comparado ao mercado nacional.

Mel produzido na região de Apodi.

Sem dúvida, mais um exemplo a ser seguido, na busca pelo desenvolvimento econômico, aliado a geração de emprego e renda, bem como a conservação dos recursos oriundos da natureza.


Fotos: coopapi.zip.net /apodibaixodopano.blogspot.com



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES