2 de setembro de 2013

CARAÚBAS/RN: PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO CELEBRA 155 ANOS

 

A Paróquia de São Sebastião, localizada no município de Caraúbas/RN está completando 155 anos de existência. Para celebrar a data histórica foi realizada uma Missa na Igreja Matriz de São Sebastião.

O blogueiro Leysson Carlos (Caraúbas.Net) postou uma matéria especial retratando fatos e acontecimentos históricos relacionados à Paróquia caraubense.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA
 Postagem: Leysson Carlos (Caraúbas.Net)


Primeira Promessa e a construção da Capela


(Foto: Miquéias Mizá)
Leandro Bezerra constrói Capela em honra a São Sebastião.

A primeira Capela em honra a São Sebastião foi erguida em 1792 pelo fazendeiro Leandro Bezerra e sua esposa Ana, que ao ver que nossa região iria ser castigada por uma grande seca, fez um voto ao Mártir São Sebastião, que se caso não faltasse água para o seu rebando ele construiria uma capela em sua homenagem.

Assim como foi pedido pelo casal aconteceu e naquele ano mesmo com a seca, não faltou água para o rebanho de Leandro Bezerra e em 1793 ele deu início a obra para a construção da Capela de São Sebastião que ficou localizada dentro de sua propriedade e depois de pronta começou a ter seus arredores ocupados por residências dos seus familiares.

Primeira Imagem de São Sebastião de Caraúbas/RN

Além da Capela, Leandro Bezerra colocou na Capela uma imagem de São Sebastião que foi trazida de em um carro de boi de um engenho de Muribeca-PE, onde a mesma foi feita por negros escravos da época.

A Segunda Promessa e a Construção da Igreja Matriz


(Foto: Miquéias Mizá)
Igreja Matriz levou 13 anos para ser erguida.

Em virtude de uma grande epidemia de "Cólera Cômico" que vinha se alastrando por estados do centro oeste brasileiro em direção a região nordeste, a senhora Quitéria Ferreira de São Luiz (Dona Quitéria), fez uma nova promessa ao Mártir São Sebastião.

Desta fez a promessa tinha o objetivo de proteger o povoado de Caraúbas dessa grande epidemia e como pagamento a voto feito, dona Quitéria se comprometeu a erguer uma Capela bem maior do que a já existente.

Com sua solicitação atendida por Deus através da intercessão do Santo Guerreiro, no ano de 1858, Dona Quitéria juntamente com Dr. Luiz Gonzaga de Brito Guerra (Barão do Assu), o Comandante Luiz Manoel Fernandes, e o Capitão Antônio Francisco de Oliveira iniciaram a construção da Igreja Matriz, que durou até o ano de 1871 qeuando foi inaugurada pelo Cônego Pedro Soares no dia 20 de janeiro.

Elevação de Capela para Paróquia

A Capela de São Sebastião foi elevada ao nível de Paróquia de São Sebastião em 1º de Setembro de 1858 através da lei Nº601 da Arquidiocese de Olinda e Recife. Foi neste dia que o Dr. Antonio Marcelino Nunes Gonçalves, presidente da província do Recife, sancionou o projeto de lei que dava para o povoado de Caraúbas a sua Paróquia.

De acordo com relatos, a elevação de Capela para Paróquia em sua grande parte foi graças a Dona Quitéria, mulher de várias posses no povoado e que além de ter tido o apoio de vários moradores da localidade, também teve respaldo de autoridades eclesiásticas da época que fizeram relatórios e documentos para serem enviados para Arquidiocese de Olinda e Recife solicitando a elevação da Capela para Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES